• Carregando...
Aquele penetra indesejado em seu Natal e reveillon
| Foto:

Sabe quando aquele penetra indesejado aparece sem avisar no seu Natal ou na sua festa de réveillon? Pois bem: esse penetra é o governo. Quer soltar fogos de artifício para embelezar a festa? O governo leva mais de 60%. Quer estourar aquele espumante? O governo “bebe” mais da metade. Quer montar uma árvore de Natal? O governo fica com quase a metade. E por aí vai.

Os impostos não nos deixam em paz nem nas festas de fim de ano. A BDO, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria em todo o mundo, fez um levantamento dos principais tributos embutidos em produtos mais consumidos na época de Natal e réveillon. E não se assustem, mas a carga tributária pode superar os 60% como é o caso dos fogos de artifício (64,25%).

Segundo o sócio-diretor de tributos da BDO, José Santiago da Luz, o peso tributário ainda inclui enfeites de Natal (47,25%), brinquedos (37,25%) bacalhau (27,25%) e panetone (21,25%). Confira a lista completa abaixo:

Fogos de artifício 64,25%
Espumante/Champanhe 54,25%
Enfeites de Natal 47,25%
Presépio de Natal 47,25%
Árvore de Natal 47,25%
Brinquedos 37,25%
Bacalhau 27,25%
Nozes 27,25%
Panetone 21,25%
Peru/ Chester/ Pernil 21,25%

* Fonte: BDO

Alguns pensam que o Papai Noel é marxista. Veste-se de vermelho, distribui presentes para ficar com a fama de abnegado, mas coloca outros para trabalharem em seu lugar e os pais das crianças é que pagam, de fato, pelas benesses. É uma hipótese. Mas como Papai Noel não existe, isso é o de menos.

Mais importante é a mão bem visível do governo, este penetra que invade nossas festividades de fim de ano para abocanhar quase metade do que gastamos. Não fosse o peso excessivo do governo, você poderia dar praticamente o dobro de presentes, ou então presentes duas vezes mais caros para os entes queridos.

Quando aqueles belos fogos de artifício enfeitarem os céus na virada do ano, lembre-se de que o governo obeso é sócio compulsório no espetáculo. Sócio majoritário. Boas festas!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]