• Carregando...
Armas: menos ideologia, mais biblioteca
| Foto:

Por Bene Barbosa, publicado pelo Instituto Liberal

Em recente entrevista, o Ministro da defesa do Uruguai, Eleuterio Fernández Huidobro, pertencente ao partido de esquerda Frente Ampla, o mesmo de Mujica e do atual presidente, declarou que a posse de armas é um atributo para a liberdade e que os cidadãos devem possui-la para, se necessário, lutar contra governos de ditadores fascistas. Também citou governos de ditadores “disfarçados” de esquerda – aqui ele tentou dissociar a esquerda de gente como Hugo Chávez, Maduro, et caterva – em clara crítica aos proto-ditadores que infestam a América Latina. Para ele, é um enorme erro a esquerda apontar para o desarmamento como algo benéfico.

A entrevista caiu como uma bomba no atual governo de Tabaré Vázquez que tenta aprovar uma lei mais restritiva para posse e porte de armas no Uruguai, seguindo assim a agenda esquerdista que nós conhecemos muito bem. Encabeçado por Eduardo Bonomi, ministro do Interior, encarregado pela polícia e pela segurança pública, o projeto visa a criação de novas restrições no país. Como bons hipócritas, claro, ficará intacto o privilégio para os deputados e senadores uruguaios, que têm direito de portar armas sem nenhum tipo de restrição. Também foi de Bonomi o programa chamado “Armas para a Vida”, que trocava armas de fogo por computadores e bicicletas e que se mostrou um enorme fracasso com insignificante participação popular.

Ao ser duramente criticado pela imprensa, por membros do próprio governo e de seu partido, Huidobro defendeu-se afirmando: “Eu tenho uma biblioteca, não uma ideologia”. Com essa frase – que eu adoraria ser o autor! – o ministro escancarou algo que nós já sabemos faz muito tempo: defensores do desarmamento, quando não são simplesmente ignorantes sobre o assunto ou idiotas úteis, são pautados pela ideologia e não pelo conhecimento técnico e por estudos não ideológicos sobre o tema. Foi um tiro certeiro em toda a manipulação que envolve o tema. A realidade uruguaia mostra que ele está certo!

O país possui 32 armas de fogo por 100 habitantes, a maior taxa de posse de armas da América Latina e a nona mais alta do mundo, de acordo com a organização Small Arms Survey. Na questão dos homicídios o país vizinho pode se orgulhar em ter a segunda menor taxa de toda América do Sul, uma taxa que a despeito das deturpações feitas pelo próprio governo e pela imprensa canhota do Uruguai, se mantém bastante estável nos últimos 12 anos, com normais variações para mais e para menos, em uma faixa dos 7 homicídios por 100 mil habitantes. Basta uma rápida comparação com países que adotaram o desarmamento, como o Brasil e a Venezuela, para verificar que menos armas não significam menos crimes. Exemplos contrários também estão aqui no continente e os três países com menos homicídios, o Chile, o Paraguai e o próprio Uruguai, possuem legislações bastante liberais no que diz respeito à posse e ao porte de armas. Mais armas, menos crimes! E quem afirma o contrário precisa de mais biblioteca e menos ideologia.

* Bene Barbosa é presidente do Movimento Viva Brasil, especialista em segurança pública e coautor do Best-seller “Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]