• Carregando...
Aval de Lula garantiu negócio bilionário com a Petrobras. Ou: Se privatizar, como ficam as negociatas?
| Foto:

Deu na Folha:

Representantes do grupo Schahin que fecharam um acordo para colaborar com as investigações da Operação Lava Jato indicaram que o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi decisivo para que o grupo conseguisse um contrato bilionário com a Petrobras em 2007.

Segundo eles, o contrato foi uma compensação em troca do perdão de uma dívida milionária que o PT tinha com o banco Schahin. Foi o empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente, que mencionou o apoio de Lula a executivos do grupo durante as negociações para livrar o PT da dívida, eles disseram.

As negociações ocorreram no fim de 2006, após a reeleição de Lula, de acordo com um dos depoimentos colhidos pelos procuradores da Lava Jato. Em 2007, poucos meses depois da conversa com Bumlai, a construtora do grupo Schahin assinou com a Petrobras um contrato de US$ 1,6 bilhão para operar o navio-sonda Vitória 10.000.

Ou seja: o grupo fecha um contrato bilionário com a estatal porque o PT tinha uma dívida com ele. O PT é dono da estatal? Lula tem poder para dar aval dessa magnitude? Qualquer pessoa que não se alimente de feno com as quatro patas no chão percebe o que está em jogo aqui: o uso de uma estatal para benefícios próprios, particulares, partidários. O petróleo é nosso!

E quando se entende isso, o que não exige Q.I. acima de 50 nem honestidade intelectual muito maior do que a de um petista, já se compreende o motivo evidente pelo qual a Petrobras tinha que ser privatizada, o mesmo pelo qual o PT é contra sua privatização. Se ela fosse uma empresa privada, como ficariam as negociatas? O que o partido poderia oferecer ao grupo em troca do perdão de sua dívida milionária?

Pois é: aqueles que condenam tanto a privatização possuem bilhões de motivos para tanto. Os que defendem a privatização têm um só motivo: querem mais eficiência nos serviços com menos corrupção no estado.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]