• Carregando...
Bolha imobiliária: só não venham culpar o mercado depois…
| Foto:
Fonte: GLOBO

Já tem um bom tempo que venho alertando para uma possível bolha imobiliária em gestação no Brasil. Por trás disso, temos a hiperatividade do governo, estimulando o crédito e a construção de casas populares. O balanço da Caixa já se esticou tanto que está a ponto de estourar.

Agora foi a vez do Prêmio Nobel Robert Shiller fazer o alerta, com todas as letras:

O economista também apontou os valores “drasticamente” altos de propriedades no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, nos últimos cinco anos.

– Lá, me senti um pouco como nos EUA em 2004 – disse, acrescentando que tem ouvido argumentos sobre oportunidades de investimentos e o crescimento da classe média que já havia escutado nos EUA perto do ano 2000.

O colapso do mercado imobiliário dos EUA ajudou a motivar a crise financeira global de 2008 e 2009. “Bolhas são assim. E o mundo ainda está muito vulnerável a uma”, disse. As bolhas são criadas quando investidores não reconhecem que os crescentes preços de ativos se distanciaram de fundamentos econômicos.

Fiz uma palestra em evento da Sinduscon, em Belo Horizonte, onde falei mais sobre o assunto:

httpv://www.youtube.com/watch?v=JO1HU8N8fYc

Pode ser cedo para afirmar com convicção que já temos uma bolha imobiliária. Mas sem dúvida temos evidências claras de excessos, e o risco de bolha é bastante real. Tudo com as impressões digitais do governo nas cenas do crime. Só não venham, depois, culpar o mercado e os especuladores quando a bolha estourar…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]