• Carregando...
Brasil registra 28 mil homicídios no primeiro semestre, e apenas um em cada dez é solucionado
| Foto:

A coisa mais difícil que existe é manter as esperanças no futuro do Brasil. Elas são testadas e minadas a cada dia. O Brasil cansa, e muito. Ainda bem que somos um dos povos mais religiosos do planeta, às vezes mantendo umas cinco religiões simultaneamente. Pois só com muita fé para insistir apostando em nosso país mesmo…

Duas notícias de hoje mostram como somos uma terra sem lei, dominada pelo crime e pela impunidade, que alimenta o crime. O país já registrou, no primeiro semestre do ano, quase 30 mil homicídios! Isso mesmo: esqueça a Síria, o Iraque, o Sudão. O Brasil está em guerra, e a quantidade de baixas é espantosa:

O Brasil já ultrapassou a marca dos 28 mil assassinatos cometidos neste ano. De acordo com dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública, no 1.º semestre o País chegou a 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte).

São 155 assassinatos por dia, cerca de seis por hora nos Estados brasileiros, onde as características das mortes se repetem: ligada ao tráfico de drogas e tendo como vítimas jovens negros pobres da periferia executados com armas de fogo. O número é 6,79% maior do que no mesmo período do ano passado e indica que o País pode retornar à casa dos 60 mil casos anuais.  

O aumento acontece em um ano marcado pelos massacres em presídios, pelo acirramento de uma briga de duas facções do crime organizado (Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho), dificuldades de investimento dos Estados na área e um plano federal de apoio que avança menos que o prometido.

A outra notícia diz respeito à morosidade da Justiça, que até já desistiu da meta de prazo para julgar crimes contra a vida. Em cada dez crimes hediondos deste tipo, apenas um é solucionado. A impunidade é o maior convite ao crime que existe, infinitamente mais importante do que a “desigualdade social”, obsessão da esquerda. É a certeza de que não será punido que atrai tanta gente ao crime. Por isso esses dados são tão assustadores:

Até nos crimes mais graves, como homicídio, feminicídio e outros delitos dolosos contra a vida, a morosidade da Justiça brasileira impressiona. Nada menos que 64,5 mil processos do tipo, que chegaram ao Judiciário até 2012, permanecem sem julgamento. Diminuir o estoque dessas ações antigas era uma meta, parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), uma articulação firmada em 2010 por diferentes órgãos no combate à violência letal. No entanto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já não trata mais a eliminação deste passivo como um objetivo a ser alcançado, limitando-se apenas a monitorar as ações.

[…] Apenas 10,9% do estoque inicial de 72,4 mil ações penais por crimes dolosos contra a vida, iniciadas até 2012, foram julgadas. O avanço é tímido, considerando que o prazo de monitoramento se encerra em outubro deste ano.

Não há solução fácil para esse problema. A cultura que trata marginal como “vítima da sociedade” só atrapalha, falta verba, falta seriedade, falta um mecanismo de incentivos adequado, o excesso de estado gera uma infindável burocracia e desvia recursos dessa área para outras sem tanta relevância etc. Qualquer um que apostar num messias salvador vai quebrar a cara.

Mas, certamente, o mínimo que se pode esperar num cenário de terra devastada desses é que a segurança seja a prioridade nos debates eleitorais. O candidato que não demonstrar obsessão com o tema nem merece atenção. A pauta da esquerda caviar pode ser identidade de gênero, casamento gay e aborto, mas essa sem dúvida não é a pauta da população, que está morrendo feito mosca nas ruas.

Reduzir a impunidade e a morosidade da Justiça, e punir com rigor os marginais: quem tiver essa mensagem como prioritária na campanha terá chances reais de vitória. O povo está saturado de viver refém dos bandidos.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]