• Carregando...
Brasil tem o pior desempenho do PIB entre 34 países do mundo
| Foto:

Dilma insistiu na “tese” de que o medonho desempenho da economia brasileira sob sua gestão foi culpa da “crise internacional”. É típico de perdedores, de fracassados, buscar sempre bodes expiatórios para seus erros, em vez de aprender com eles e assumir a responsabilidade pelo que fez. Claro que mentirosos são sempre desmascarados pelos fatos. Eis a tal “crise internacional” que teria causado nossa recessão:

A queda de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano, em relação a igual período de 2015, manteve o Brasil na lanterna do ranking de países que mais crescem no mundo. Numa avaliação do desempenho de 34 economias no trimestre passado, elaborado pela consultoria Austin Rating, o Brasil aparece na última colocação, atrás, com boa distância, da Rússia, que ficou no penúltimo posto e cujo PIB encolheu 0,6% na mesma comparação, e da Grécia, o ante-penúltimo, com queda de 0,1%.

— Novamente, o Brasil foi superado pelas economia da Grécia, da Rússia e da Ucrânia ( que cresceu 1,3% no segundo trimestre, apesar dos conflitos internos), que até o último trimestre de 2015 estavam com desempenhos piores — observa Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, e autor do ranking, observando que o desempenho acumulado do primeiro semestre da economia brasileira é ainda pior, com retração de 4,6%.

Para Agostini, as mudanças na gestão da economia já sinalizadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, indicando que pretende priorizar o controle dos gastos públicos via redução de despesas, já têm gerado efeitos positivos em indciadores de confiança e intenção de investimentos, ainda que moderados.

O Brasil naufragou. E isso foi um ato isolado, não do mundo todo. Na verdade, houve companhia. Não falo nem da Grécia, que está em situação melhor. Falo do único país em situação pior: a Venezuela. Por “coincidência”, tem um governo camarada do PT, que segue a mesma receita. Se Dilma não tivesse sido apeada do poder pelo impeachment, o Brasil logo iria superar até a Venezuela e reinar absoluto na lanterninha mundial…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]