• Carregando...
Califórnia prende menos gente e solta criminosos: eis o que aconteceu com a taxa de criminalidade
| Foto:
blog

As políticas de segurança na Califórnia têm suscitado um caloroso debate, pois alguns têm apontado para as medidas mais frouxas como causa do recente aumento na criminalidade no estado “liberal”. A Fox News reportou que algumas pessoas estão culpando as medidas mais “amigáveis” defendidas pelos democratas como responsáveis pela maior taxa de crimes. O programa pretende soltar alguns prisioneiros e ainda assim preservar a população segura, mas os críticos alegam que só a primeira parte ocorre:

Prosecutors and police have an explanation — a series of prison reform measures, which reduce the state prison population by 20,000 inmates by releasing non-violent offenders early and making some felonies misdemeanors. One law, Assembly Bill 109, transferred 60,000 felony parole violators a year from state prison to county control. The measure saved California $100 million but some argue it was not without casualties.

Não só prisioneiros têm sido soltos, como menos gente tem sido presa também. Segundo o Los Angeles Times, as prisões realizadas pela LAPD caíram 25% de 2013 a 2015. Segundo informações da advocacia geral do estado, as prisões caíram de 1,5 milhão em 2006 para 1,1 milhão em 2015, uma queda de 26% em 9 anos. É também a menor taxa de prisão nos últimos 50 anos!

E o resultado disso? A taxa de criminalidade na Califórnia está subindo. Um relatório do Public Policy Institute of California mostrou que crimes violentos aumentaram 8,4% em 2015, enquanto crimes a propriedades subiram 6,6%, ambos aumentando na maioria dos condados. Historicamente, porém, a taxa ainda está em níveis considerados baixos.

Mas alguns policiais apontam com preocupação para a tendência recente. Eles alegam que as medidas “liberais” colocam em risco a vida dos policiais e a segurança da população. Os defensores de medidas mais duras contra o crime afirmam que as taxas de criminalidade caíram no país todo à medida que mais prisões eram efetuadas. Faz sentido lógico. Quanto mais branda a punição, maior o incentivo ao marginal.

O caso de Nova York com sua “tolerância zero” e a teoria das “janelas quebradas” demonstra bem isso. Aliviar a barra dos bandidos nunca foi uma política inteligente de segurança. Nenhum lugar consegue ficar imune ao romantismo esquerdista. Nem mesmo a Califórnia, potência econômica cada vez mais falida pelo governo e vítima dos experimentos sociais “progressistas”.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]