• Carregando...
Chamberlain em 1938 e Obama em 2015: a história se repete?
| Foto:

Em 1938, o Primeiro-Ministro britânico Neville Chamberlain assina um acordo de paz com Hitler, e celebra esse incrível passo rumo a um mundo sem guerras. Chamberlain faz, então, seu famoso discurso da paz, acalmando os britânicos e frisando a importância do acordo com o regime nazista alemão. Abaixo, um pequeno trecho, infelizmente sem legenda em português:

httpv://youtu.be/Sj7b7ufh9tQ

Fast forward para 2015. Barack Obama, o presidente americano, assina acordo de paz com o regime iraniano, que sela, para a tranquilidade de todos, a expressa proibição de o governo dos aiatolás insistir na busca por sua arma nuclear. Obama faz um belo discurso de paz:

httpv://youtu.be/9ArZuWDQd_s

“Esse acordo demonstra que a diplomacia americana pode gerar significativa e real mudança, mudança que pode tornar nosso país e o mundo mais seguros e protegidos”, diz o presidente logo na abertura. Será? Ou será que a história se repete, ainda que como farsa, como dizia Marx? A seguir cenas do próximo capítulo. Aprendemos com a História que poucos aprendem com a História. Mas quem já foi mordido por cobra tem medo até de linguiça. Um pouco de cautela não faz mal a ninguém…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]