• Carregando...
11/12/15 - PORTO ALEGRE, RS - Entrevista com Ciro Gomes, PDT, possível candidato a presidedente nas eleições 2018. Foto: Guilherme Santos/Sul21
11/12/15 - PORTO ALEGRE, RS - Entrevista com Ciro Gomes, PDT, possível candidato a presidedente nas eleições 2018. Foto: Guilherme Santos/Sul21| Foto:

Depois de vermos a “economista” Camila Pitanga dar uma “aula” sobre leis trabalhistas, eis que temos Ciro Gomes apelando para uma espécie de “marxismo ginasiano” para condenar o livre mercado e pregar o intervencionismo estatal, tanto em âmbito local como especialmente em nível global. Ciro acha que só o estado, esse deus benigno, clarividente e abnegado, pode cuidar dos interesses de nós, meros consumidores. Vejam:

Dá até preguiça de refutar, tanta bobagem diz esse senhor. Então quer dizer que se o livre mercado for deixado em paz, ele vai acabar em oligopólios? E o “jênio” cita como exemplo o setor de distribuição de combustível, dominado pela estatal Petrobras? Os 50 donos de postos de sua cidade (isso é Cidade do México?) vão se reunir num jantar e decidir aplicar preços acima para extrair o excedente? Mesmo?

E o “brilhante” Ciro não se pergunta por que um novo entrante não vai mergulhar de cabeça nesse mercado para colocar preços um pouco abaixo daqueles praticados e roubar todo o mercado? O que o impede de assim fazer? Diz aí, ó sábio! Em sua passagem por uns 456 partidos não conseguiu aprender o básico de economia ainda? Ou aprendeu, mas a lição é contrária aos interesses políticos de quem quer explorar ignorantes?

Claro que oligopólios só vão se sustentar se não houver livre mercado, ou seja, se barreiras artificiais existirem para impedir o livre funcionamento do mercado. Uma alternativa é a formação de máfia, ou seja, quando criminosos disfarçados de empresários ameaçam com violência seus potenciais concorrentes. Vemos isso nas favelas o tempo todo. Mas nesse caso não é falha do livre mercado, e sim do governo, em proteger a integridade física de todos, garantir as leis.

A outra alternativa é quando o próprio governo cria as barreiras para proteger os “amigos do rei”, os grandes empresários que querem vetar novos concorrentes. Ciro citou o setor de distribuição de petróleo. Qual o maior cartel do mundo? Até Ciro sabe essa! É a OPEP, ou seja, os produtores de petróleo. E quem são os membros desse cartel? Até Ciro sabe essa também: governos corruptos, como Venezuela, Arábia Saudita, Irã. Ou seja, o contrário do livre mercado.

Ciro é tão raso, tão fraco, tão despreparado, que espanta ainda ter a pretensão de ser presidente. Mas quando lembramos que até Lula e Dilma já foram…

Respondendo a pergunta do título: é difícil dizer quem saca mais de economia, a atriz Camila Pitanga ou o político profissional Ciro Gomes. Mas ao menos Camila não quer governar o Brasil todo, não é mesmo?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]