• Carregando...
| Foto:

Recordar é viver: “Vai quebrar a cara quem apostar na alta do dólar”. Quem disse isso? O ex-ministro Guido Mantega, há quase um ano. “País precisa de câmbio de R$ 2,70 para crescer 5% ao ano”. E quem disse essa pérola? Bresser-Pereira, há três anos. O que temos hoje? O Brasil é tetra! O dólar está acima de R$ 4,00 e a queda esperada para o PIB este ano chega a 3%. Vejam o gráfico do dólar, que assustador:

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Mas por onde anda Mantega? Ele desapareceu! E Bresser-Pereira? Continua dando pitacos idiotas como se não tivesse dito tanta besteira antes. Vejam que coisa: ele agora acha que a desvalorização cambial vai finalmente ajudar o Brasil, em 2016. É aquela história: para quem tem apenas um martelo, tudo se parece com prego. Essa turma não consegue mudar o disco arranhado. É impressionante!

Enquanto isso, o Brasil segue mergulhando numa crise cada vez mais grave. Fiquei cinco meses longe, e o que mais me chamou a atenção nesta visita rápida foi a quantidade de placas escritas “aluga-se”. O país está paralisado! Os negócios estão fechando, as pessoas estão perdendo seus empregos. E tudo isso por culpa exclusiva dos “desenvolvimentistas”, que são, na verdade, inflacionistas.

Só que esse pessoal nunca aprende! Aliás, como sugeriu um leitor, seria o caso de mudar o ditado popular de que “brasileiro não desiste nunca” para “brasileiro não aprende nunca”. Nossa marca registrada é a insistência asinina nos mesmos equívocos de sempre, nas receitas heterodoxas de esquerda, no intervencionismo estatal na economia. É um espanto!

Conversei com um grande empresário carioca nesta terça, alguém corajoso que investe pesado no país e no Rio, e ele foi taxativo: “Ou o Brasil acaba com o PT, ou o PT acaba com o Brasil”. Esse é o clima geral dos empresários brasileiros. Ninguém aguenta mais. Ninguém acha que o país suporta até 2018 com esse desgoverno, com essa “presidenta” arrogante e incompetente. A crise ainda vai se agravar muito se Dilma não for enxotada do Planalto, eis o fato inegável. Vejam o patamar do Ibovespa em dólar para ter uma ideia do tamanho do buraco:

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Estamos de volta ao fundo do poço atingido na baita crise mundial de 2008, sendo que o resto do mundo já se recuperou bem do susto. O Brasil afundou, é o patinho feio. Nossos ativos valem cada vez menos em moeda forte. Estamos cada vez mais pobres tanto em termos absolutos, ajustado para a inflação, como em termos relativos, em comparação com o restante do mundo. O PT de fato vem destruindo o país, como as saúvas faziam com as plantações no passado.

O empresário está certo, não resta dúvida: ou o Brasil dá um jeito de tirar o PT do poder, ou o “partido” vai mesmo levar o país inteiro ao mesmo destino que Dilma levou seu pequeno empreendimento varejista no passado: a bancarrota!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]