Blog / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Em um ano, Brasil perde sete posições em ranking de corrupção: nunca antes na história deste país!

blog

Deu no GLOBO:

O Brasil perdeu sete posições no ranking de corrupção medido pela organização Transparência Internacional e divulgado nesta terça-feira, na Alemanha. Em 2015, o país ficou em 76º em uma lista de 168 posições. Obteve nota 38, em uma escala de 0 a 100 sobre a corrupção percebida no sistema público, em que a nota máxima significa país livre de corrupção. Em 2014, o Brasil figurava na 69ª colocação com 43 pontos.

— Apenas o pequeno país africano Lesoto teve um desempenho tão ruim quanto o do Brasil. No caso brasileiro, não ficamos surpresos. Desde o escândalo do mensalão, a questão da corrupção entrou na agenda pública do país. Houve protestos sobre desvios em obras da Copa e agora o rumoroso caso da Petrobras. O que preocupa é que no Brasil não se trata de um político fazendo algo sujo individualmente, a corrupção é crime organizado — afirma Alejandro Salas, diretor regional de Américas da Transparência.

O relatório credita às descobertas da Operação Lava-Jato o aprofundamento da crise econômica brasileira. De acordo com a organização, o país “foi atingido pelo escândalo da Petrobras, no qual políticos são acusados de receber propina em troca de contratos públicos. A economia foi triturada e dezenas de milhares de brasileiros já perderam seu emprego. Esses trabalhadores desempregados não são os responsáveis pelas decisões corruptas, mas são aqueles obrigados a viver com suas consequências”. Na América Latina, o Brasil não é exceção à tendência recente apontada pela Transparência de grandes escândalos de corrupção que fustigam políticos e provocam revolta popular.

Agora sim, os petistas podem afirmar, com orgulho: nunca antes na história deste país! Nunca se viu tanta roubalheira. Nunca se produziu tanto escândalo de corrupção. Nunca se desviou tanto dinheiro das estatais, a ponto de levá-las quase à falência. Nunca se viu triplex, jatinhos e tanto luxo configurando a vida de políticos até “ontem” humildes. Nunca se viu tanto cinismo, abuso, cara de pau, ao se defender uma quadrilha disfarçada de partido político.

O governo petista é, sem dúvida, o mais corrupto de nossa história. Quem ainda defende o partido faz apologia ao crime, é cúmplice indireto, é conivente. Nenhuma pessoa decente consegue defender o PT hoje em dia. O estrago causado no país é imensurável, incalculável. Destruiu a economia, voltou com a alta inflação, aumentou o desemprego, corroeu as instituições e acabou com nossa imagem no exterior. Hoje é humilhante se dizer brasileiro por aí, graças ao PT.

Parabéns, niilistas e comunistas. Vocês conseguiram mesmo destruir de vez mais uma nação! Vamos competir agora com os países africanos para ver quem está mais ferrado. E claro, vamos continuar culpando os “homens brancos de olhos azuis” por tudo. PT: canalhice é seu nome!

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito