• Carregando...
Eu apoio o ajuste fiscal, e você?
| Foto:

Por Adolfo Sachsida, publicado pelo Instituto Liberal

O que passou pela cabeça de Honório quando ele viu o exército visigogo na fronteira norte de Roma? Será que naquele momento ele compreendeu que todo Império Romano estava para ruir?”

Amigos e leitores, será que vocês compreendem que estamos a um passo do desastre? Será que vocês compreendem que basta mais um equivoco para termos outra década perdida? Ou o Brasil faz um ajuste fiscal sério até o final desse ano ou estaremos sacrificando outra década de nossa história.

Compreendo o esforço da equipe econômica atual. Sim, entendo que o déficit primário desse ano (da ordem de R$ 170 bilhões) é culpa do governo anterior. Também sei que é difícil reduzir o déficit de um ano para outro. Dito tudo isso, repito uma vez mais: a economia brasileira não resiste a um déficit primário de R$ 100 bilhões no ano que vem.

Naturalmente, o déficit primário desse ano é culpa de Dilma. Contudo, a verdade é que o governo atual concedeu reajustes a salários de funcionários públicos e ao Bolsa Família. Apesar de politicamente custoso tais reajustes poderiam ter sido negados. Além disso, não é possível aceitar um déficit primário acima de 100 bilhões de reais para 2017. Honestamente, não acredito que um déficit dessa magnitude consiga ser financiado com dívida pública a um custo razoável para a sociedade. Um déficit primário dessa magnitude destrói a credibilidade tanto da política fiscal quanto da política monetária.

Reforma da previdência, limites rígidos para gastos (incluindo empresas estatais, estados e municípios), ampla privatização de empresas, forte programa de concessões, modernização da legislação trabalhista (acabando inclusive com o absurdo e anacrônico imposto sindical), abertura econômica, desburocratização e simplificação tributária, forte redução no gasto público, entre outras medidas, são fundamentais para recolocar a economia brasileira de volta ao caminho do crescimento sustentável.

Ou fazemos o ajuste fiscal, ou fazemos as grandes reformas de que nosso país precisa, ou teremos outra década perdida. Deixo um pedido pessoal ao Presidente Temer: Presidente, seja o estadista que nosso país precisa, não tenha medo! A sociedade irá lhe apoiar no ajuste fiscal! Diga não ao déficit primário de 100 bilhões de reais em 2017. Façamos os cortes de gastos públicos e os ajustes que, embora impopulares, nosso país tanto precisa. Não condene o Brasil a outra década perdida, faça os ajustes!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]