• Carregando...
Fonte: Estadão
Fonte: Estadão| Foto:

Em depoimento à Justiça Eleitoral, Marcelo Odebrecht disse que se sentia o “bobo da corte” do governo federal, segundo relatos colhidos pelo Estado.

Ao falar sobre a situação da empreiteira baiana que leva seu sobrenome, o ex-presidente do conglomerado demonstrou descontentamento por ser obrigado a entrar em projetos que não desejava e bancar repasses às campanhas eleitorais sem receber as contrapartidas que julgava necessárias.

Marcelo Odebrecht foi preso em junho de 2015, no âmbito da Lava Jato, e pelo seu acordo de colaboração premiada deve permanecer na carceragem da Polícia Federal em Curitiba até o final deste ano.

Marcelo detalhou que tinha contato frequente com o alto escalão do governo – como o ex-ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, com quem negociava repasses eleitorais.  “Eu não era o dono do governo, eu era o otário do governo. Eu era o bobo da corte do governo”, disse Marcelo Odebrecht, conforme foi relatado ao Estado. Ele também se mostrou incomodado por divergências com seu pai, patriarca e presidente do Conselho de Administração do Grupo Odebrecht, Emilio Odebrecht, quanto a projeto em que a empresa apoiava o governo.

O que penso disso? Não acho que Marcelo e sua empresa eram santos, que foram simplesmente achacados, que não tinham alternativa. Sempre há uma alternativa: não participar do esquema. Não dá para o empresário bancar a vítima agora. Até porque pelo grau de envolvimento da Odebrecht no esquema internacional de corrupção do PT, fica claro que eles foram corruptores ativos também, que ajudaram a desenhar a coisa toda.

Dito isso, não duvido que ele se sentisse às vezes o “otário”, não o dono do governo. É simples entender o motivo: quem realmente tem as cartas do jogo na mão é o governo, a cúpula que comanda, que toma as principais decisões, que pode, numa canetada só, direcionar bilhões para um lado ou para o outro. É justamente pelo excessivo tamanho e poder do estado que vemos tanta corrupção.

Não fosse a Odebrecht, seria outra. E foi. A OAS, a Andrade e tantas outras empreiteiras ou empresas que participaram de esquemas, que se lambuzaram com a corrupção no governo. Isso ocorre porque o governo tem esse poder todo, e claro, por conta da impunidade, que é o que está sendo combatido pela Operação Lava Jato.

Mas é fundamental os brasileiros entenderam qual a raiz do problema: o excessivo tamanho estatal. Por isso é necessário privatizar as estatais. Por isso é fundamental reduzir o escopo do governo. Por isso é preciso mais transparência. E por isso é preciso menos protecionismo, abrindo os mercados para a concorrência externa.

O liberalismo oferece o remédio: menos estado, mais firmeza no combate ao crime. Liberar o mercado, endurecer com criminosos: eis a solução. A fala de Marcelo Odebrecht apenas demonstra que sempre haverá um enorme risco quando uma quadrilha disfarçada de partido chegar ao poder com um discurso populista, e encontrar ao seu dispor tanto poder e tantos recursos.

Odebrecht complica a vida de Lula e Dilma, da cúpula do PT. E é bom que seja assim! Tinha muita gente preferindo focar nos canalhas empresários, em vez de olhar para a fonte maior da corrupção: os governantes safados com esse poder todo em mãos. Não olhe para onde caiu; olhe para onde escorregou, como diz um provérbio. O Brasil escorregou no dia em que acreditou num estado hipertrofiado em nome dos “interesses nacionais”…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]