• Carregando...
IPCA esperado para 2016. Fonte: Bloomberg
IPCA esperado para 2016. Fonte: Bloomberg| Foto:

O governo está preocupado com a greve de caminhoneiros que ameaça paralisar o país demandando a renúncia de Dilma, mas se o país parar, sai no lucro! É que hoje ele está descendo ladeira abaixo, com o pé no acelerador.

O Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central, compila a estimativa dos principais analistas do mercado em relação ao PIB e à inflação para este e o próximo ano. O que vemos em relação a 2016 é um crescente pessimismo que assusta:

PIB esperado para 2016. Fonte: Bloomberg PIB esperado para 2016. Fonte: Bloomberg

De 2015 nem vamos falar mais que é para não causar depressão no leitor. A queda do PIB será maior do que 3% e a inflação ficará acima de 10%. Mas estamos falando de 2016, depois dessa catástrofe toda, quando muitos já achavam que o pior teria ficado para trás e o “ajuste fiscal” teria surtido efeito. Piada!

Mesmo com uma queda total no PIB de quase 5% nos dois anos, a inflação esperada pelos investidores é de 6,5% para o ano que vem, ou seja, no topo da elevada meta. O governo falava em levar a inflação para o centro da meta – 4,5% – já em 2016, o que será impossível. E o mais preocupante é que a velocidade de deterioração do quadro está acelerando.

Alguns se perguntam se o país aguenta mais 3 anos de governo Dilma nessa situação. A pergunta está mal formulada. A questão é se o Brasil aguenta mais 3 meses assim!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]