• Carregando...
Fonte: G1
Fonte: G1| Foto:

De sexta-feira (8) a segunda-feira (11), cerca de 3 mil condutores foram multados em média por dia, em um total de aproximadamente 12 mil em 4 dias, por rodarem com os faróis baixos apagados durante o dia em rodovias federais, segundo dados preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados nesta terça-feira (12).

Desde a última sexta, é obrigatório andar com os faróis acesos, mesmo durante o dia, em estradas.

O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro próximo.

De acordo com a PRF, o número médio é preliminar, já que as infrações têm um prazo de até 5 dias para serem lançadas no sistema e são fechadas após 30 dias.

“Esse número tender a cair com o passar dos dias já que temos dado enfâse ao trabalho educativo e os condutores irem se acostumando com o cumprimento desta nova lei, ao perceberem que a visibilidade aumenta sua própria segurança”, afirmou a polícia em nota.

Com a crise econômica aguda e a imensa maioria dos brasileiros contra qualquer aumento de impostos, resta mesmo esse tipo de apelo dos governos para arrecadar mais. Fica parecendo uma medida desesperada e caça-níquel, nada mais. Que sempre vem embalada por uma preocupação legítima com nossa segurança, claro.

Mas pode ser também o resultado de uma mentalidade estatizante que sempre olha para o estado como o messias salvador. É assim para tudo! O brasileiro sempre quer uma lei nova para resolver as coisas, pois crê em magia, acha que basta colocar no papel para solucionar os problemas.

Seria um choque para os brasileiros descobrir como os americanos resolveram a questão da segurança com base no farol: tecnologia. Praticamente todo carro já vem com um sistema automático que liga o farol baixo assim que o motor é ligado. É o default do automóvel: ligou, uma luz normalmente branca já se acende. Não parece mais fácil?

E quem disse que o brasileiro gosta do fácil? Como o governo poderá arrecadar milhões dos motoristas se não puder multar todos que estiverem com o farol baixo desligado? E toma mais lei! E toma mais oportunidade de achaque dos motoristas! Para cada problema, o brasileiro cria umas dez leis, pois precisa de novas leis para atacar os novos problemas gerados pelas leis idiotas de antes. O Brasil cansa…

PS: Se a preocupação dos governos fosse mesmo com nossa segurança, claro que o foco seria melhorar a qualidade de nossas estradas, de preferência privatizando-as. Parecem mais queijos suíços com tantos buracos e péssima sinalização, colocando em risco a vida dos motoristas. Além disso, costumam não punir as verdadeiras imprudências, o que estimula o mau comportamento dos motoristas. Mas ai daquele que não acender o farol baixo…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]