• Carregando...
Fox News continua a líder e bate recorde de audiência
| Foto:

A Fox News bateu recorde de audiência em novembro de 2016 e segue na liderança dos canais a cabo no horário nobre. O mês também deu a Fox o maior nível de audiência desde a cobertura das eleições em 2012. Ela superou a CNN e a MSNBC juntas, em audiência pelo dia todo. A Fox News superou todo canal a cabo por 14 semanas consecutivas em total de telespectadores, um recorde também.

Os números apontam para um crescimento total de 35% em relação a 2015. O programa O’Reilly Factor, com Bill O’Reilly, chegou à impressionante marca de 192 meses na liderança em seu horário nobre. É o programa número um a cabo, com mais de 4 milhões de telespectadores.

Sean Hannity também vem alcançando conquistas importantes. Em novembro foi seu programa mais visto desde 2013, quando seu show passou para às 22h, com uma média de 3,3 milhões de telespectadores. Terminou em segundo, atrás apenas do próprio O’Reilly.

O “Special Report”, de Bret Beier, teve seu programa mais visto no mesmo mês também, com 3,2 milhões de telespectadores. O programa de Tucker Carlson tem crescido substancialmente também, e foi um tremendo sucesso sua substituição de Megyn Kelly, que saiu da emissora. Carlson já está quase na marca de 3 milhões de telespectadores.

O programa “The Five”, às 17h, teve seu melhor mês também, com 3,2 milhões de telespectadores. É um programa mais leve, em formato descontraído com cinco participantes, entre eles Greg Guttfeld e o democrata Juan Williams. Um sucesso de audiência, como tudo mais na Fox News.

Quando olhamos para esses dados, entendemos melhor o fenômeno Trump. Muito provavelmente a elite brasileira tem desprezo pela Fox News, mesmo sem conhecer um só desses programas acima. É puro preconceito, fruto de propaganda enganosa. A maioria acha que a CNN é um canal mais sério e moderado, sem saber que se trata de um canal claramente enviesado para o lado democrata, a ponto de ser chamado ironicamente de Clinton News Network por aqui.

Mas a mesma CNN, que não cansa de apanhar da Fox News, é tida como basicamente a única fonte confiável de informação pela nossa imprensa. No Brasil, só existe CNN! Não existe uma Fox News para oferecer um contraponto, para fazer jornalismo de verdade, para confrontar o establishment com perguntas incômodas ou mostrar os podres do queridinho Obama ou de Hillary.

Mas o “povão” assiste mesmo é a Fox News, não a CNN. Aqueles que comem batata com bacon em vez de tofu com shitake orgânico, que fazem barbecue de verdade em vez de “churrasco de melancia”, que compram no Wal-Mart em vez de no Whole Foods, que eventualmente fumam cigarros reais em vez daquele “vapor”, que costumam possuir armas em casa para proteger a família em vez de sentir “horror” só ao ver uma pistola, que normalmente frequentam as missas ou cultos aos domingos em vez de cultuar o estado ou Obama, que abominam o aborto em vez de considerar o ovo da tartaruga mais importante do que o humano, são esses que dão mais audiência para a Fox News do que para a CNN. E votam em Trump, claro.

É o tal povo, a classe média trabalhadora, essa ilustre desconhecida da esquerda caviar em sua bolha “progressista”, que fala sempre em seu nome, de longe. A Fox dá voz a essa multidão toda, e o próprio Obama chegou a culpá-la pela derrota de Hillary. Ou seja, o papel de jornalismo crítico do canal tem muita relevância política, um peso expressivo na eleição.

Sabemos que os americanos são, na média, mais conservadores do que os brasileiros, mas não se enganem: fenômeno parecido acontece no Brasil, com um afastamento cada vez maior entre o “GNT people” e o povo real, a elite arrogante e o homem de carne e osso. O problema é que no Brasil só tem a TV Globo basicamente. Falta a alternativa. Onde está a Fox News do Brasil?

PS: Alô, potenciais empreendedores com bala na agulha. Alô, Sílvio Santos! A bola está quicando. A demanda reprimida existe e é enorme. O que estão esperando para ocupar esse espaço e ganhar rios de dinheiro? Não é preciso reinventar a roda. O modelo existe e está quase pronto para ser adotado em nosso país. Podem me convidar que já tenho até os nomes para cada programa desses, adaptado para nosso contexto. Será um tremendo sucesso, eu garanto!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]