• Carregando...
Gary Kasparov detona Bernie Sanders e a legião de americanos socialistas bocós
| Foto:

Quando o assunto é xadrez, Gary Kasparov é o papa. E quando o assunto é liberdade e democracia, o homem também deve ser escutado. Afinal, ele viveu na União Soviética comunista, e depois comprou brigas perigosas com o novo “czar” russo, o Todo-Poderoso Putin. Mas eis que Kasparov tem que aturar os mimadinhos americanos encantados com o socialista Bernie Sanders. Aí já é demais da conta. O craque no maior jogo da inteligência detonou a legião de bobocas que idolatra Sanders e o “socialismo democrático”:

Estou gostando da ironia dos apoiadores de Sanders me dando lições, eu que sou um ex-cidadão soviético, sobre as glórias do socialismo e o que ele realmente significa! Socialismo parece ótimo em discursos ocos e no facebook, mas por favor o deixe lá. Na prática, ele corrói não só a economia, mas o espírito humano em si, e a ambição e conquista que fizeram o capitalismo moderno possível e tiraram bilhões de pessoas da pobreza. Falar sobre o socialismo é um grande luxo, um luxo que foi pago pelos sucessos do capitalismo. Desigualdade de renda é um enorme problema, sem dúvida. Mas a ideia de que a solução é mais governo, mais regulação, mais dívida, e menos risco é perigosamente absurda.

Mas vai ver Kasparov não sabe do que fala, e sim os jovens que nunca saíram dos entornos ricos de Nova York ou de Chicago, ou da elite de Washington e da Califórnia. Quem é ele, afinal? Só um vencedor, considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, que derrotou inclusive a melhor máquina construída pela IBM na época. Ou seja, um “coxinha” da “elite golpista” que não suporta pobres ao lado no avião.

O mais irônico ainda são algumas respostas. Tem um sujeito que ataca a “ignorância” de Kasparov por se ligar numa palavra – o socialismo – sem entender que Bernie Sanders defende o “socialismo democrático”, ou pior, o “livre-mercado socialista”. Seria cômico, não fosse trágico. Essa gente não sabe que todos os socialistas diziam a mesma coisa, basicamente? Que nenhum disse “olha, vamos instaurar um regime opressor totalitário”? Que esse foi o resultado inevitável de seus métodos?

Alguns dizem que o modelo de inspiração é a Escandinávia. Que piada! O príprio Kasparov responde: esses países nórdicos primeiro ficaram ricos com o capitalismo liberal, e depois se deram ao luxo de construir uma rede de proteção ampla, tomando o cuidado de não matar o espírito empreendedor capitalista. Eu digo que não conseguiram fazer isso muito bem e tiveram que reformar seu “welfare state”. Hoje esses países têm altos impostos, mas mais liberdade econômica do que a maioria dos países da OCDE. Vai explicar isso aos idiotas que adoram Sanders…

Enfim, se o jogo fosse xadrez, Kasparov ganhava. Se fosse de inteligência, era dele a vitória. Mas não é. É um jogo sujo de demagogia, de vender sonhos para jovens românticos, de enganar trouxas, de seduzir recalcados igualitários, de comprar apoio oferecendo esmolas estatais e coisas “gratuitas”. E nesse jogo, convenhamos, os socialistas são mesmo imbatíveis. É só o que sabem fazer da vida…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]