• Carregando...
Greg e sua apologia ao plantio da maconha: isso não é crime?
| Foto:

E lá vamos nós, dar espaço para um bobão de marca maior. Eu sei, depois de falar de Montaigne, falar de Gregorio Duviver é dose para leão! Por que o fazemos, então? Ora, porque esse sujeito tem coluna no maior jornal do país, milhares de seguidores e é considerado um representante da esquerda brasileira. Logo, é importante mostrar como essa turma “pensa”. E o fato é que a esquerda flerta com o crime o tempo todo.

Greg é claramente alguém mimado, aprisionado em sua bolha “progressista”, que acha que o “direito” de consumir drogas ou matar bebês na barriga das mulheres são as maiores causas de liberdade do mundo. Quando não está atacando os malfeitos dos outros só para justificar a roubalheira do PT, está fazendo apologia ao consumo da maconha.

E sua defesa escancarada não só do consumo, como do plantio da erva, foi curtida por milhares de pessoas. Como tem maconheiro no Brasil! A pessoa pode até ser favorável à legalização das drogas, mas enquanto elas forem proibidas, alguém minimamente preocupado com o tal império das leis e o Estado de Direito deveria lutar apenas no campo das ideias, não apelando para a “desobediência civil”.

Se cada um se julgar no direito de desrespeitar as leis com as quais não concorda, onde isso vai parar? Teremos outros mimados invadindo propriedades em nome da “justiça social”, como faz Guilherme Boulos, que será candidato pelo PSOL a presidente. Teremos marginais roubando porque “são pobres”. Teremos políticos desviando bilhões pela “causa”. E tudo isso com os aplausos da turma do Greg, claro.

Mas onde para essa mentalidade? Só nas bandeiras da esquerda? Por quê? Logo, alguém pode se achar no pleno direito de linchar um bandido em praça pública, já que a lei é frouxa demais. Pode invadir o Congresso e clamar por intervenção militar, já que só tem picareta por lá. Pode agredir um ator engajado idiota que defende a quadrilha petista. E por aí vai.

Uma figura como Greg não teria condições, com base em princípios, de condenar moralmente tais atos. Afinal, ele também se julga acima das leis. E sim, as leis não permitem que ele faça o que fez. Vejam:

Art. 28.  Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I – advertência sobre os efeitos das drogas;
II – prestação de serviços à comunidade;
III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
*§ 1o  Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica*.
Algum outro maconheiro quis saber qual o limite para plantar e consumir maconha. A SuperInteressante respondeu:

“Não existe quantidade para a Lei 11.343. Oferecer drogas, mesmo que gratuitamente, configura crime de tráfico. Mesmo que não envolva dinheiro. E o plantio é proibido no Brasil. Se é um pé ou 1 milhão, não importa. A maior quantidade é só um agravante”, explica o investigador de polícia do Denarc-SP Márcio Rodrigues.

Agora, ser considerado usuário ou traficante depende da interpretação do policial na hora do flagrante. Se houver plantio, mesmo que a pessoa não consuma e não trafique, configura crime enquadrado na Lei 11.343. Por qual artigo dessa lei a pessoa responderá e a qual pena ela será submetida depende de investigação posterior.

“Tem quem será considerado traficante com um pé e quem será considerado usuário com dois. Na hora do flagrante, o policial toma uma decisão. Se houver uma quantidade que ele julgue grande para a situação, irá considerar tráfico. Se não for, isso vai ter que ser provado depois”, esclarece o investigador de polícia do Denarc-SP Márcio Rodrigues.

Se o seu vizinho plantar e for considerado usuário (e não tiver antecedentes criminais), ele terá cometido um crime, mas não será preso. Pagará fiança, responderá o processo em liberdade e, quando condenado, pagará com prestação de serviços comunitários. Se ele for considerado traficante, a pena varia de 5 a 15 anos de prisão.

É verdade que existe controvérsia. Mas será uma questão de interpretação, e pela lei vigente, Greg pode muito bem ser enquadrado no tráfico de drogas ou no consumo ilegal. Pode estar sujeito a penas mais leves, mas ainda assim poderia ser punido. A questão é: será? Ou a lei não vale para todos? Ou o fato de ser da elite e amiguinho de poderosos o transforma em alguém especial?

Independentemente do aspecto legal da coisa, o lado moral já é podre. Apenas mais um idiota fazendo a cabeça de jovens para que se percam no mundo das drogas, desperdiçando seus neurônios preciosos para que fiquem lesados, como o próprio, e depois defendam PT e PSOL. Faltou muito puxão de orelha nesse moleque…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]