• Carregando...
Grupo do Black Lives Matter subiu no palco em manifestação pró-Trump: eis o que aconteceu
| Foto:

Entre as manifestações a favor e contra o presidente Trump em Washington, D.C., neste fim de semana, um ponto de união e convergência foi encontrado num momento raro em que um grupo ligado ao Black Lives Matter subiu ao palco na manifestação pró-Trump.

O grupo passava perto do palco dos defensores do presidente, gritando “Black Lives Matter”, quando começou a ser vaiado pelos presentes. Na largada, os organizadores pediram para que o microfone não fosse cedido a eles: “Não lhes dê holofotes”.

Ninguém poderia prever o que aconteceria em seguida. Do palco, outro organizador parece ter tomado uma decisão de impulso, e gritou: “Eu vou permitir que o Black Lives Matter venha aqui em cima enquanto mostro a eles do que se trata o patriotismo, tudo bem?”

Outro palestrante, que deu o microfone ao líder do Black Lives Matter, disse: “A manifestação é sobre liberdade de expressão. É sobre celebração. Então o que vamos fazer não é algo que vocês estejam acostumados, e vamos lhes dar dois minutos em nosso palco para vocês transmitirem sua mensagem”.

Ele acrescentou: “Agora, se a multidão discorda ou concorda com a mensagem é irrelevante – o importante é o fato de que você tem o direito de passar sua mensagem”.

Membros do BLM subiram ao palco então e começaram a falar, para os aplausos de ambos os lados. Na mensagem, o líder disse que é americano, e que a beleza da América é que quando você vê algo quebrado nela, você pode se mobilizar para consertá-lo.

Ele continuou: “Então você pergunta por que Black Lives Matter? Porque você pode assistir um homem negro morrer na televisão e nada acontece. Nós temos que encarar isso”. Esses comentários colocaram a multidão contra ele, com gritos de “não”.

Apesar de o líder dizer que o BLM não era contra a polícia, os presentes não acreditaram. Então ele gritou que o BLM era contra a polícia ruim, e que eles não queriam nenhum privilégio, nada que não fosse seu por direito. “Queremos nosso direito divino de liberdade e busca da felicidade”, berrou, enquanto voltava a ser aplaudido.

Ele completou: “Todas as vidas importam, certo? Se nós realmente queremos fazer a América grande, nós faremos isso juntos”. A multidão aplaudiu e começou a gritar em coro “USA! USA!”.

Após sua fala, o líder foi gravado por alguém ao seu lado afirmando que essa experiência havia “restaurado sua fé em algumas dessas pessoas”. “Quando falei verdades, eles concordaram. Sinto que fizemos progresso. Sinto que dois lados que nunca escutam um ao outro realmente tiveram progresso hoje”.

O líder acrescentou: “Eu esperava chegar aqui com meu pulso erguido de forma bem militante, e trocar insultos… se não em nível maior, apenas pessoalmente, acho que realmente demos passos substanciais”. E ainda emendou: “Espero que eles entendam que um dos líderes do BLM é um americano orgulhoso e um cristão que liga profundamente para esse país. Estamos aqui para ajudar esse país a andar em direção a um lugar melhor, não para destruí-lo”.

Esses momentos alimentam nossas esperanças num futuro melhor, de fato, em que a comunicação civilizada vence a gritaria, os insultos e as agressões. Resta saber, claro, se um manifestante a favor de Trump teria o mesmo espaço garantido para transmitir sua mensagem de forma pacífica durante uma manifestação do Black Lives Matter…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]