Blog / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Imprensa: mais do que Hillary, a grande derrotada por Trump! Ou: Brasileiro malandro quer dar aula de democracia a americano otário?

blog

“Parem de chamar os analistas políticos da imprensa de burros. Errar tudo e ainda manter o emprego é coisa de gênio.” – Alexandre Borges

Concordo. Burros são os telespectadores que ainda levam a sério esse “jornalismo”, que é pura torcida ideológica e desinformação. Ou quem acredita em institutos de pesquisa. Como disse Carlos Andreazza:

Jornalismo não é torcida. Surpresa não é reação aceitável para quem analisa fatos, cenários – e não desejos.

Mais do que Hillary e Obama, a maior derrotada é a imprensa – norte-americana e brasileira. (Não comento mais instituto de pesquisa.)

De resto, sem catastrofismo doravante: os EUA não são o Brasil. Todo o Trump que Trump pôde aprofundar durante a campanha eleitoral – goste-se ou não dele – será moderado pela sólida rede institucional daquele país no instante em que assumir a Presidência.

Ah, sim: vocês, que elegeram Lula, Dilma e Temer, não se sentem constrangidos sequer minimamente ao dizer que o americano votou mal?

O dia de hoje deveria ser um dia de profunda reflexão por parte desses “especialistas” todos. Também deveria ser um dia de vestir as sandálias da humildade para essa gente arrogante que quer ensinar como o “povo idiota americano” deveria votar. Talvez – apenas talvez – os americanos tenham construído uma nação melhor do que nós, latinos-americanos arrogantes.

Hillary Clinton, nesse sentido, representava justamente um passo grande na direção da latinização da América, com poderosos acima das leis, com simbiose entre grande capital e poder, com discurso segregacionista e apelo às “minorias” contra as “elites”, sendo que o grosso da elite estava bancando a sua própria campanha, bem mais rica aliás.

Vamos dar algum crédito aos “otários” americanos. Elegeram Obama, e nem mesmo ele conseguiu destruir as instituições do país. Elas são sólidas. Aguentam o tranco. Talvez não suportassem mais 4 ou 8 anos de democratas “progressistas”. Por isso há sabedoria na escolha. Dos males, o menor. Acho o cúmulo a esquerda caviar malandra, que elogia até Maduro e Fidel Castro, querer ensinar aos americanos como se faz democracia…

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito