Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Joaquim Barbosa não é “expressão de centro”, mas “cavalo de Troia” da esquerda

0

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, avalia que o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (15), mostra o potencial da candidatura do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa à Presidência da República.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente do STF aparece em terceiro ou quarto colocado na disputa pelo Palácio do Planalto. A depender de quem são seus concorrentes, ele detém entre 8% e 10% das intenções de voto.

“Avaliamos que a candidatura dele tem potencial muito grande. Inclusive, muito maior se considerarmos que a população ainda não está bem informada sobre candidatura”, afirmou Siqueira à reportagem.

Para ele, o resultado do Datafolha é “animador”. “Alguns postulantes estão há meses (na disputa) ou há mais de um ano, e estão igual ou abaixo (do ministro).”

No Painel da Folha, ao se comentar o mesmo caso, destaca-se Barbosa como “expressão de centro”:

O desempenho de Joaquim Barbosa (PSB) no Datafolha chamou a atenção de expoentes da esquerda e da direita. Por ter alcançado até 10% das intenções de votos sem nem sequer ter se declarado candidato ao Planalto, despertou nos rivais o temor de que, em campanha, consiga se transformar na “expressão do centro”.

O PSB encomendou pesquisa na qual apresentará ao eleitor, além do nome, a foto de Barbosa. Acredita que, assim, o ex-presidente do STF obterá pontuação ainda maior.

Que Joaquim Barbosa tem condições de crescer ninguém duvida. Ele tem baixa rejeição, é associado ao combate à corrupção por conta do mensalão, mesmo tendo abandonado o cargo antes do tempo, possui apelo às minorias e adota discurso “progressista” alinhado com o que deseja a grande imprensa. Mas chama-lo de “expressão de centro”? Aí já é demais!

Barbosa só é “centro” num país que aboliu a direita do espectro político. Só é “centro” para quem acha que tucanos do PSDB são de direita. O sujeito teria votado em Lula e Dilma, adota discurso claramente esquerdista, foi contra o impeachment, que chamou de “tabajara”, e nunca demonstrou muito apreço ou respeito pela liturgia do cargo que ocupou, deixando transparecer certo desprezo pelos valores republicanos. Eis a opinião de Barbosa sobre o impeachment de Dilma:

Se Joaquim Barbosa é de centro, quem é de esquerda? Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila? Só num país que aboliu a extrema-esquerda! Para nossos “formadores de opinião”, qualquer um à esquerda, por mais radical que seja, será apenas “esquerda”, qualquer um de centro-esquerda será “direita”, e qualquer um à direita da social-democracia será “extrema direita”. É assim que funciona a tática de jogar o “centro” cada vez mais para a esquerda.

Alexandre Borges ironizou em seu Twitter: “Joaquim Barbosa é centro aonde? É como dizer que o Neto da Band é isento num Corinthians x Palmeiras”. Esses jornalistas que tentam enganar seu público e simular uma “imparcialidade” que não possuem estão sendo desmascarados um a um, graças às redes sociais e a eventuais gravações vazadas. O que mais me chocou no caso Chico “Lula” Pinheiro, por exemplo, sequer foi seu petismo apaixonado, mas a quantidade de gente que ficou surpresa!

Joaquim Barbosa é perigoso sim, tem competitividade. Mas não é de centro nem aqui, nem na China. É um cavalo de Troia colocado na disputa pela esquerda, que tenta emplacar alguém mais de fora, um “outsider”, para capturar essa onda de indignação com o establishment “progressista”. Na mídia Barbosa será tratado como centrista moderado. Felizmente temos as redes sociais, para mostrar que se trata de um esquerdista com postura um tanto radical…

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito