• Carregando...
Jornalista de economia do Globo acha que desemprego de jovens e idosos é culpa do preconceito
| Foto:

Por Alexandre Borges

Miriam Leitão é a principal comentarista de economia das organizações Globo. E isso diz muito sobre a emissora e sobre o país.

Seu comentário de hoje é sobre o desemprego entre idosos e jovens no Brasil. Para ela, a culpa é do “preconceito” das empresas. Segundo Miriam, as empresas têm preconceito contra idosos e jovens e por isso não contratam. Chico Petralheiro, é claro, concordou e falou da “responsabilidade social” das empresas.

Para o maior conglomerado de comunicação do país, se há desempregados a culpa é de quem gera empregos num dos países mais hostis aos negócios do mundo e não do governo e das idéias que seus jornalistas ajudam a propagar, consolidado uma economia intervencionista, retrógrada, antimercado e antiliberal. A Globo há décadas é um dos maiores entraves ao liberalismo no país.

Miriam e Chico, ambos com 63 anos de idade, são milionários, ganham verdadeiras fortunas para fazer estes comentários sobre como os outros devem investir seus recursos. Desconheço quantos idosos e jovens os dois empregam, ambos provavelmente “sem preconceitos” contra jovens e idosos, em suas respetivas pessoas jurídicas. Sinceramente, não me interessa. Se ambos fossem alfabetizados em economia, saberiam que como empresários são totalmente responsáveis por suas decisões e terão lucros ou prejuízos em função delas. Ninguém tem absolutamente nada a ver com isso.

O que não entra na cabeça destes esquerdistas da Globo é que são as legislações que eles defendem que barram a entrada de jovens no mercado de trabalho e criam constrangimentos para os mais velhos. Além disso, o governo que Chico Petralheiro apoiou fervorosamente nos deu 12 milhões de desempregados, de todas as idades.

São leis trabalhistas inspiradas no fascismo italiano que elevam os custos de contratação. São as políticas estatistas e intervencionistas do governo que destróem a economia e criam desempregados aos milhões. É a educação de baixíssima qualidade, entregue a militantes semi-analfabetos, que jogam profissionais de baixa produtividade e capacitação no mercado de trabalho.

Se o jornalismo da Globo fosse ao menos de centro esse tipo de comentário daria no mínimo um puxão de orelha e, no limite, demissão. Como não é, Miriam e Chico seguirão empurrando sua agenda ideológica e ajudando a afundar ainda mais o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]