• Carregando...
Leandro Karnal sabe mesmo o que é conservadorismo?
| Foto:

Leandro Karnal fala com sua voz de barítono, com ar professoral, citando pensadores importantes, e toda essa forma lhe ajuda a conquistar uma legião de seguidores, dispostos a pagar uma fortuna por palestras que, se forem espremidas, mostrarão conteúdo bastante ralo.

Em artigo recente no Estadão, Karnal resolveu falar sobre conservadorismo. Até citou pensadores bons, como Michael Oakeshott, Edmund Burke e João Pereira Coutinho. Mas se o artigo em si não é absurdo, o fato é que, no passado, Karnal já disse muita bobagem sobre o assunto, confundindo a linha do conservadorismo britânico com movimentos reacionários por aí.

Bruno Garschagen gravou um vídeo sobre isso, esclarecendo alguns pontos de confusão e torcendo para que Karnal insista na nova toada, buscando realmente ler os pensadores conservadores, já que é o mínimo que se espera de um professor ou intelectual que fala publicamente sobre o assunto. Vejam:

Alguém com o estilo do Karnal agrada muito a mídia mainstream, pois é um tanto pasteurizado, sem riscos de dizer certas verdades incômodas, de tocar a real, como se diz. Por isso Karnal vive dando entrevistas ou palestras na Casa do Saber e companhia.

Já uma Fox News do Brasil certamente convidaria alguém como o próprio Bruno Garschagen para explicar sobre o conservadorismo, um profundo estudioso do tema, cientista político com mestrado no respeitado IEP (Instituto de Estudos Políticos) de Lisboa, sob o comando do professor Espada.

Eis a diferença, digamos, entre uma GloboNews e uma Fox News do Brasil, que infelizmente ainda não temos…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]