• Carregando...
Lula desinflado: a imagem perfeita para o Brasil de hoje
| Foto:

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Às vezes é isso mesmo. Explicar o Brasil de hoje, o sentimento que tomou conta da nação, levando até um diplomático (pusilânime?) FHC a constatar que Dilma deveria renunciar, demanda linhas e mais linhas. É o crepúsculo de um “ídolo”, o mito Lula sendo apagado após tantas trapalhadas e roubalheiras praticadas pelo lulopetismo.

Cheguei a escrever um artigo comparando a queda de Eike Batista na economia ao que seria a queda de Lula na política. Ambos foram resultado do mesmo fenômeno. Ambos foram confundidos com gênios em suas respectivas áreas de atuação. Não era verdade. Mas o ego dos dois foi às alturas, e eis o perigo: eles acreditaram que eram infalíveis mesmo!

Mas a realidade pode tardar, como a justiça, só que um dia mostra sua cara. Hoje Lula sequer pode ir a um restaurante em São Paulo, como gostaria de fazer, pois sabe que não terá paz, que será vaiado, hostilizado. Só pode frequentar ambientes fechados com seus bajuladores de sempre, bem pagos pelo governo. O Lula inflado desinchou, e está apagado, murcho, sem vida. A capa do GLOBO de hoje captura com perfeição essa imagem do Brasil atual:

Lula desinflado

O maior populista que o Brasil já teve nos últimos tempos está com medo, inclusive de ser preso. O boneco levado na manifestação deste domingo demonstra que a revolta não ficou limitada à criatura, chegando ao criador. O povo sabe que Dilma é Lula e Lula é Dilma, como ele mesmo já disse. Não dá para dissociar um do outro, como o mesmo tenta fazer agora, sempre de forma oportunista e safada. O povo brasileiro, aquele de que Lula sempre falava, mas que é um ilustre desconhecido do PT, quer ver o ex-presidente atrás das grades!

E como prova de que o PT perdeu qualquer senso de ridículo, alguns resolveram falar do custo do boneco, módicos R$ 12 mil, financiados com dinheiro privado, enquanto o governo, por meio de nossas estatais, gastou quase um milhão de reais para realizar uma “manifestação” chapa-branca patética em defesa do governo indefensável. Sibá Machado, o líder do PT na Câmara (precisa dizer mais alguma coisa?), teria dito que manifestações populares estão fora de moda, depois de já ter levantado suspeitas se eram bancadas pela CIA. Olha o nível do desespero!

Enfim, o PT está abaixo do nível morto, e Lula também. Nunca é prudente subestimar o poder de estrago dessa gente, ainda no poder, com a máquina estatal à disposição para continuar com seus abusos. Mas do ponto de vista moral, da imagem, da visão que a população tem hoje, o lulopetismo está morto. O boneco do ego inflado murchou. E sua prioridade nem é mais preservar qualquer legado histórico ou o mito, e sim evitar a prisão. Que fim melancólico para quem se julgava o dono do Brasil…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]