• Carregando...
Membros da Antifa seguem neonazista por redes sociais até encontrá-lo: veja o que aconteceu
| Foto:

Um homem usando uma faixa com a suástica no braço foi perseguido por todo o domingo pelo Twitter por membros da Antifa, até que conseguissem encontrá-lo pessoalmente. Uma discussão teve início, e o neonazista levou um soco direto na cara, desmaiando no chão. O incidente ocorreu em Seattle.

No vídeo que circulou pelas redes sociais, podemos ver apenas o momento do soco. O neonazista aparece falando “eles merecem welfare”, e logo depois é derrubado:

Que neonazistas e a Antifa se merecem, na lata do lixo da história, isso está claro para qualquer um que não perdeu o juízo. Mas é assustadora a ideia de grupos “vigilantes” fazendo um trabalho de detetive para encontrar inimigos pelas redes sociais e partirem depois para o ataque, agredindo-os.

O Bill of Rights existe justamente para proteger os indivíduos, sua liberdade de expressão. Mesmo aquela usada para mensagens que julgamos abjetas. Tanto neonazistas como os comunistas anarquistas da Antifa devem ter o direito de se expressar, desde que não partam para a violência.

Se começarmos a censurar todos com base no “discurso de ódio”, e até mesmo a bater em quem julgamos adotar tal “discurso de ódio”, então teremos o caos, a anarquia, o cada um por si e todos contra todos. Talvez seja justamente o que a Antifa deseje.

A atriz Whoopi Goldberg, conhecida militante esquerdista, não acredita na narrativa da Antifa, mas acha que a direita é a culpada. Ela pensa que a Antifa é algo orquestrado por alguém da direita para desmoralizar a esquerda.

A teoria da conspiração não faz o menor sentido. A Antifa se diz anarquista, comunista e socialista, ideologias de extrema-esquerda. Seus membros proclamam abertamente o uso da violência para combater o que chamam de fascismo (tudo que não é extrema-esquerda), além do racismo e do capitalismo.

Os principais alvos da Antifa são grupos identificados como de extrema-direita. Se a Antifa foi “orquestrada” pela direita, por que seu ataque mira sempre no que se chama direita? O que Whoopi Goldberg não quer admitir é que a esquerda também tem seus extremistas, radicais dispostos a partir para a violência em nome de sua causa “nobre”.

No caso mostrado acima, por acaso o alvo era mesmo um neonazista. Mas isso não justifica sua ação criminosa. “Não há o que discutir”, disse um dos membros da Antifa assim que o nazista foi derrubado. E eis o problema: quando se passa a considerar o debate e a discussão como inúteis, resta apenas a violência. É o que aproxima os neonazistas da própria Antifa. Não são tão diferentes como gostariam de crer…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]