• Carregando...
Meu puxadinho, minha dívida!
| Foto:
Fonte: GLOBO

O jornal O Globo divulgou uma importante reportagem sobre o “day after” do programa Minha Casa Minha Vida. No Brasil do PT tem sido assim: medidas populistas para eleitor ver, e depois fica tudo ao “Deus dará” mesmo.

No longo prazo estaremos todos mortos, disse Keynes. A miopia tem sido a marca registrada do governo, que distribui peixes (pescados pelos pagadores de impostos), mas não ensina a pescar (investimento em educação, infraestrutura, reformas liberais, menos burocracia, menos impostos etc).

No caso da “reforma agrária” foi assim também: os assentamentos viraram verdadeiras favelas rurais com o tempo, mas a imagem de altruísta já havia sido construída no mito popular. O agronegócio, sempre demonizado pela esquerda radical, simplesmente tem salvado nossa balança comercial, com R$ 100 bilhões de exportações. Mas é o MST, com suas favelas rurais decadentes e elevado índice de desmatamento, que fica com a fama de defensor da “justiça social” e dos pobres camponeses.

Agora, vemos que os condomínios do Minha Casa Minha Vida apresentam inúmeros problemas, mas nisso ninguém do governo pensou. Não era o foco. A obsessão é somente com as eleições. O resto é o resto. Algumas passagens mostram a gravidade da situação:

O resultado tem sido altos índices de inadimplência, em alguns casos próximos de 90%. Muitos conjuntos estão atolados em dívidas. Há ainda práticas que começam a se disseminar, como o “gato” de energia elétrica, o tráfico de drogas e a instalação de puxadinhos que funcionam como bares, cabeleireiros e vendas de alimentos, entre outros serviços.

[…] 

Arnaldo Rosa Bruzaco Filho, presidente da Associação de Moradores Beato João Paulo II, que reúne outros cinco condomínio do Minha Casa Minha Vida em Senador Camará, diz que o problema é comum nesses empreendimentos.

— Muitos moradores não se sentem obrigados a pagar as contas. Fui síndico do Destri, e lá enfrentamos problemas. Temos muitos gastos de manutenção. Para você ter uma ideia, quando chegamos aqui, até as mangueiras de incêndio tinham sido furtadas — diz Bruzaco.

Como podemos ver, há muitos problemas que precisam ser endereçados pelas autoridades. A questão é: existe o interesse em fazê-lo? Afinal, isso dá muito trabalho, e não rende tantos votos. O factoide para a campanha já está pronto: a quantidade de casas que o governo “distribuiu” por aí, para ajudar os mais pobres. O resultado concreto de mais esse programa social? Isso é coisa que só liberal chato se preocupa… 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]