• Carregando...
Negação: os fracassados nunca aprendem com os erros
| Foto:

Dilma dedo em riste

No filme Até que a sorte nos separe, com Leandro Hassum e Danielle Winits, Tino e Jane ganham na loteria, e isso muda radicalmente suas vidas. Começam a torrar a grana, como se fosse infinita, transformam seus filhos em pequenos monstrinhos consumistas e fora da realidade, Jane se torna uma perua fútil, etc. Até que…

O inverno chega sem avisar. O dinheiro acabou. Mas Tino não tem coragem de dizer isso para Jane. Não quer magoá-la, acha que se ela soubesse que estavam falidos, não ficaria mais com ele. Esconde dela e dos filhos a dura realidade, uma postura covarde.

Tino é o governo petista. Ganhou na loteria chinesa, gastou por conta como se não houvesse amanhã, fez seus “filhos” acharem que eram o máximo, que os recursos demandados caíam do céu, que não era mais necessário ralar para subir na vida. E quando a farra chegou ao fim, quando a bonança acabou, o governo simplesmente se negou a encarar a realidade, como fazem os covardes.

O rebaixamento da nota de crédito brasileira pela S&P ontem foi apenas mais um sintoma de que a fartura acabou. Como reage o governo do PT? Negando a realidade. Colocando a culpa na S&P. Insistindo na farsa, na mentira de que nossos fundamentos estão muito sólidos. Não aprendeu com os próprios erros.

Aos eleitores do PT, seguem algumas frases de filósofos e especialistas em sucesso empresarial, para ver se cai a ficha:

“Não devemos procurar desculpas, atenuar ou diminuir erros que foram manifestamente cometidos por nós, mas confessá-los e trazê-los, na sua grandeza, nitidamente diante dos olhos, a fim de poder tomar a decisão firme de evitá-los no futuro.” (Arthur Schopenhauer)

“Os sábios  aprendem com os erros dos outros e os ignorantes não aprendem nem com os próprios; felix quem faciunt aliena pericula cautum – feliz daquele que aprende com os erros alheios.” (Benjamin Franklin)

“Mais é aprendido com os erros de alguém do que com seus sucessos.” (Primo Levi)

“Quando erramos, podemos confessá-lo de nós para nós mesmos. E, se formos conduzidos gentil e habilidosamente, poderemos confessar nosso erro para os outros e até sentir orgulho da nossa franqueza e sensatez. O mesmo, porém, não acontece se alguém procura impor um fato que não é do nosso agrado.” (Dale Carnegie)

“Aquele que nunca compara suas noções com as dos outros, prontamente aquiesce com seus primeiros pensamentos, e muito raramente descobre as objeções que podem ser levantadas contra suas opiniões; ele, por isso, muitas vezes pensa estar na posse da verdade, quando está apenas alimentando um erro exposto há muito tempo.” (Samuel Johnson)

“Os fatos não deixam de existir porque são ignorados.” (Aldous Huxley)

“O erro fundamental que tanto intriga os psicólogos é que nós normalmente tratamos qualquer sucesso como nosso mesmo e qualquer fracasso como do sistema.” (Thomas Peters)

“Para os vencedores, os fracassos são uma inspiração. Para os perdedores, o fracasso é uma derrota.” (Robert Kiyosaki)

“Ao entender os erros que as pessoas cometeram no passado é importante considerar o que foi que elas não estavam prestando atenção.” (Robert Shiller)

Em suma, aquelas pessoas bem-sucedidas costumam ser honestas consigo mesmas, reconhecer os próprios erros, tentar aprender com eles e com aqueles de terceiros, com humildade. Já os fracassados tendem a apelar para o autoengano e para a negação da realidade, além de mentirem para aqueles que também serão afetados negativamente por sua covardia. Em qual dos dois perfis o leitor acha que o PT se encaixa?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]