• Carregando...
O ataque chulo do PT a Eduardo Campos foi só o começo
| Foto:

A página oficial do PT no Facebook postou artigo, sem assinatura, chamando Eduardo Campos (PSB) de “tolo”, “traidor” e fazendo referência ao termo “playboy mimado” que já foi usado para descrevê-lo. O tiro saiu pela culatra. A reação foi de indignação geral, e silêncio por parte do PT, com raras exceções (o ministro Paulo Bernardo, mais moderado, achou um “exagero” e um “equívoco” o uso de tais termos).

Eduardo Campos, não custa lembrar, até ontem era aliado do PT e muito elogiado por todos. Alguns achavam que ele seria o sucessor natural de Dilma em 2018, caso a aliança fosse mantida. Ou seja, até ontem, o homem era visto como camarada, companheiro, e bom o suficiente para dar continuidade ao projeto petista. Hoje, é “tolo”, “traidor” e “mimado”.

Assim funciona o PT. Desde sempre, diga-se de passagem. Sua tática sempre foi baixar o nível, partir para ofensas pessoais, desqualificar os oponentes, mesmo aqueles que eram aliados horas antes. Ou está com o PT de corpo e alma, ou é um traidor, um inimigo, um tolo. Marina Silva, que foi até ministra de Lula e membro do PT por 30 anos, sentiu na pele a mesma baixaria quando saiu.

A reação de Eduardo Campos tem sido adequada. Nem preciso dizer que não nutro simpatias por suas ideias. Afinal, era do governo do PT até ontem, como já disse, e lidera um partido socialista. Ainda assim, é preciso reconhecer que tem focado nas ideias, ainda que equivocadas. Reagiu: “Direi apenas que sigo firme no debate de alto nível sobre o Brasil. O resto, a gente ignora. Porque, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa”.

O problema é que não dá para manter um bom nível de debate com petistas envolvidos. Isso é algo que muitos se negam a admitir, ainda que todos saibam ser verdade. A nota da Executiva do PSDB deu um tom mais realista: “Agora na oposição, o governador de Pernambuco e a líder da Rede Sustentabilidade experimentam a face covarde e autoritária do ativismo petista”.

Um pequeno detalhe: o ativismo petista só tem essa face! Essa é a cara do PT! Isso precisa ser reconhecido e dito, para que as aparências não enganem. O aval que os demais partidos dão ao fingir que o PT é similar, apenas com uma “ala minoritária” mais raivosa, representa um grande erro estratégico que prejudica nossa democracia. O PT é essa ala!

Afinal, as decisões oficiais do partido sempre favorecem essa turma. Preciso lembrar que, até hoje, o próprio estatuto não foi respeitado e os mensaleiros presos gozam da estima e do apoio oficial do PT? O PT não possui um grupo barulhento e raivoso; ele é liderado por figuras dessa laia!

Aécio Neves comentou sobre o episódio: “Meu amigo Eduardo vai precisar endurecer o couro para conviver com o baixo padrão ético com que o PT enfrenta os adversários”. Os tucanos conhecem bem essa estratégia. Serra que o diga. É só golpe baixo, de gente sem escrúpulos que não parece interessada em debater ideias de verdade.

Esse ataque chulo a Eduardo Campos foi só o começo, a ponta do iceberg. O PT funciona como a máfia: quem é leal, recebe os louros, e quem ousa criticar alguma coisa, torna-se inimigo mortal. Por isso que José Sarney não é, segundo Lula, um “homem comum”, e está acima das leis, enquanto Eduardo Campos, agora, não passa de um “tolo traidor”.

O PT faz mal à nossa jovem e frágil democracia. A verdade deve ser dita!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]