• Carregando...
O ato falho de Verissimo
| Foto:

O simpático colunista Luis Fernando Verissimo, em sua última coluna de 2013, disse que só ficaria satisfeito com o STF quando a Papuda tivesse um jogo com 11 de cada lado, do PT e do PMDB. Estranhei muito quando li aquilo. Conhecendo bem a peça, sabendo que até a Velhinha de Taubaté foi “assassinada” só para não ter que criticar o governo petista, fiquei surpreso de ver ali o PMDB, aliado do próprio PT, e não o PSDB, alvo preferido do socialista.

Por isso mesmo nem escrevi artigo para criticar o homem, um dos meus passatempos prediletos. Mas eis que, em sua primeira coluna de 2014, o filho do Erico se “retratou” perante seus fãs, explicando que errou mesmo. Confessa:

Na última quinta-feira eu escrevi aqui que deveríamos aguardar o comportamento do STF em relação ao mensalão mineiro e ao cartel paulista, e que só daria para acreditar cem por cento na Justiça brasileira quando, numa pelada entre presos no pátio da Papuda, os times do PT e do PMDB jogassem cada um com onze. Eu queria dizer PSDB, não PMDB. Não tenho nem a desculpa de o “m” e do “s” estarem lado a lado no teclado, e eu ter errado a pontaria por milímetros. Foi patetice mesmo. Desculpe.

Agora sim! Esse é o Verissimo que conheço, aquele de sempre, que tenta atacar os outros só para não ter de condenar os “seus”. Verissimo vem tentando vender a tese do próprio PT, de que o mensalão liderado por José Dirceu foi “apenas” um caso de caixa dois, não uma tentativa de comprar todo o Congresso Nacional e usurpar o poder da democracia representativa. 

Tentar igualar o caso do PT e o do PSDB é malandragem pura. Mas é a última esperança dos petistas: alegar que o PT é tão ruim quanto os demais, nem melhor, nem pior. É algo análogo ao sujeito que diz que o outro também tem muitos defeitos, até falou no telefone enquanto dirigia depois de beber uma cerveja, enquanto ele mesmo assaltou uma casa na vizinhança ou matou um inocente. Sim, todos estão fora da lei. Mas que diferença!

Não é preciso ser psicanalista para entender que Verissimo cometeu um típico ato falho, foi traído por seu inconsciente. Lá no fundo, afinal, ele sabe muito bem que o PT pode ser quase tão ruim quanto o PMDB, seu aliado, mas que os tucanos, apesar de todos os inúmeros defeitos, não estão no mesmo patamar de podridão. Bastaria perguntar à Velhinha de Taubaté. Se ao menos ela ainda estivesse viva…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]