• Carregando...
Parece brincadeira: Coreia do Norte proíbe piada
| Foto:

Por Thiago Kistenmacher, para o Instituto Liberal

Nada mais impressiona no regime norte-coreano. Parece piada, mas de acordo com o jornal Independent, a Coreia do Norte proibiu o sarcasmo porque “Kim Jong-un teme que as pessoas só concordem com ele ‘ironicamente’”. Agora fazer uma piada pode levar os norte-coreanos ao paredão.

O ditador parece ter decidido perseguir quem faz piadas porque a frase “um tolo que não consegue ver o mundo exterior” estaria circulando no país comunista – sim, aquilo é comunismo. A propósito, aquilo é a expressão máxima do comunismo. Ainda de acordo com o jornal, oficiais do governo teriam anunciado ao povo que a expressão “Isso é tudo culpa da América” constituiria uma crítica inaceitável ao regime. Traduzindo para o Brasil, isso equivaleria a sermos censurados e presos por debocharmos da frase “Isso é tudo culpa do FHC!”

De acordo com o Independent, uma fonte anônima teria dito que “Este hábito das autoridades centrais de culpar o país errado quando a causa do problema está em outro lugar, tem levado os cidadãos a zombarem do partido.” E vale destacar: mesmo as críticas indiretas estão sendo banidas, segundo noticiou a mídia asiática.

O que se compreende a partir disso? Que agora os comentários dos cidadãos estarão ainda mais sujeitos às interpretações das autoridades. Agora, pior do que antes, problemas pessoais poderão ser resolvidos com denúncias de que alguém que estaria fazendo “piadas” sobre o regime. E é o povo, como sempre, que sofrerá as consequências da demência de quem diz lutar por ele.

“Residentes foram alertados contra as críticas ao estado em uma série de reuniões em massa realizadas em todo o país por funcionários” do governo norte-coreano. Ademais, o principal ponto da palestra feita pelos oficiais do governo foi “Mantenha sua boca fechada”. Perfeitamente coerente com o comunismo. Opressão, censura, perseguição e violência que continuam sendo justificadas por alguns professores de História e Sociologia.

O jornal Independent também informa que algumas pichações fazendo críticas a dinastia comunista dos Kim teriam aparecido pelo país. Aqui também é crime, mas pichar algo lá pode significar o seu fim. Veja só, enquanto aqui temos professores e colunistas de Esquerda defendendo “manifestações” dos vândalos que podem pichar muros, ônibus e ainda assim alegam viver sob um regime “fascista”, os mesmos idiotas defendem países como a Coreia do Norte em sala de aula ou pelas redes sociais.

Proibir o humor? A Esquerda insiste em chamar a Idade Média da Idade das Trevas e ousa fazer isso enquanto defende o comunismo? Esse tipo de comportamento realmente deve ser analisado não mais somente através de lentes políticas, mas a partir de estudos psiquiátricos. Aliás, se precisarem de um lugar para estudar quem defende o comunismo em pleno século XXI, sugiro que levem para a Coreia do Norte. Mandem-nos pichar “Fora Temer” em Pyongyang para ver como funciona a “democracia” comunista que tanto defendem.

Alguém precisa alertar o ditador norte-coreano que o livro 1984, de George Orwell é um alerta, não um manual para governantes.

De tudo isso só pode concluir uma coisa: o comunismo é uma profunda piada de mau gosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]