• Carregando...
Por que não sinto pena dos acionistas da Petrobras
| Foto:

Após a divulgação do balanço do terceiro trimestre bastante atrasada e sem o reconhecimento das gigantescas perdas contábeis, as ações da Petrobras despencaram 10% no Bovespa hoje. Na verdade, a queda acentuada representa apenas a continuação de uma tendência de longo prazo, como podemos ver no gráfico abaixo:

PETR4. Fonte: Bloomberg PETR4. Fonte: Bloomberg

O principal motivo, especialmente no período mais recente, é sem dúvida o petrolão, escândalo que veio à tona com a Operação Lava-Jato. Mas não é “apenas” isso. Antes da roubalheira emergir do pântano, os investidores já vinham punindo a estatal por sua gestão incompetente e por seu uso político, principalmente no combate à inflação.

A Petrobras tem um programa de investimentos enorme. Só até o terceiro trimestre de 2014 foram investidos mais de R$ 60 bilhões! Mas ela não gera caixa o suficiente para arcar com tais projetos. Precisa se financiar no mercado, com bancos. Só que seu nível de endividamento já está absurdo. A empresa fechou o terceiro trimestre com mais de R$ 260 bilhões de dívida líquida!

Ou seja, nem era necessário jogar mais lenha na fogueira. A Petrobras já apanhava o suficiente por conta de sua péssima gestão. Mas quando a magnitude do esquema de corrupção montado por uma quadrilha dentro da empresa foi apresentada ao público, aí a coisa desandou de vez. Para piorar, a falta de transparência, na escolha de não jogar as perdas no ba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]