• Carregando...
Bolsonaro vai querer se associar a ESSA turma?
Bolsonaro vai querer se associar a ESSA turma?| Foto:

Celebrei aqui a notícia de que a privatização da Cedae foi aprovada pela Alerj, mas descubro depois, com tristeza, que Flavio Bolsonaro votou contra, ao lado de tucanos e do PSOL. É lamentável. É verdade que o deputado tentou se justificar, alegando não ser contra a privatização em si, mas contra essa privatização, nesse formato etc e tal. Ele não quer dar um “cheque em branco” nas mãos dessa gestão sob suspeita, um argumento até legítimo. Mas parece coisa daqueles “isentões” que dizem que não são petistas, mas…

blog

Sinto muito, mas não cola, Flavio. A alternativa de deixar a estatal nas mãos do governo é ainda pior! Qualquer liberal sabe disso. Você não fez o meu curso? Então faça! Você tem defendido bandeiras importantes, como o Escola Sem Partido, o direito de cada um escolher ter ou não uma arma, tem comprado as brigas certas, mas escorregou feio nessa. E não posso me calar, pois prezo minha independência, como você sabe. Por isso esse texto: para cobrar coerência de sua parte. Vai mesmo ficar ao lado do PSOL e da ala tucana do Rio, a pior do país?

Lucas Berlanza, que foi colaborador do Instituto Liberal, comentou: “Flávio Bolsonaro, para votar contra a privatização da CEDAE, assim como PSDB e PSOL, alegou que o modelo da venda está equivocado; porém disse no vídeo-justificativa que, fosse outra a situação, também pensaria duas vezes, porque a empresa é ‘superavitária’. Bola foríssima esse raciocínio”. Concordo com o Lucas: mesmo que a estatal dê lucro, isso não é motivo para mantê-la estatal. É preciso levar em conta o custo de oportunidade…

Gustavo Franco, que é ligado ao PSDB, não poupou críticas ao seu partido por essa mesma postura na privatização da Cedae:

Não é preciso entrar no mérito: enquanto isso, o prefeito do Rio de Janeiro está se escondendo – pois não se ouve falar dele, exceto acerca dos problemas para a nomeação do filho, tampouco de seus secretários. E a bancada do PSDB se posiciona contrariamente ao ajuste nas contas do Estado e também à privatização da CEDAE. É ridículo. São Paulo pode ser o túmulo do samba, mas, o Rio não é melhor quando se trata de política.

[…]

O Fantástico mostrou: o saneamento é a grande fronteira para o investimento em infraestrutura, com profundas implicações fiscais, ambientais e de saúde pública. As necessidades de investimento estão na casa de R$ 300 bilhões para o Brasil, e os estados e municípios não têm esse dinheiro. É simples assim.

É como a telefonia nos anos 1990: há um mundo para fazer e não há a menor condição de as companhias estatais (estaduais e municipais) existentes cumprirem esta agenda nas próximas 3 ou 4 décadas. Podemos encurtar o caminho com a privatização. E evitar muita doença, poluição, déficits e corrupção. O saneamento pode ser uma extraordinária fronteira de investimento na próxima década, se apenas trazemos o setor privado par o jogo. O que estamos esperando?

E a bancada do PSDB é contra! E repete esse discurso ridículo do “cheque em branco”, como se agora fosse a hora de discutir o edital e o valor da empresa. É pior do que a objeção ideológica que, ao menos, é sincera. Estou envergonhado e decepcionado com o comportamento da bancada, acho que eles estão no partido errado.

O artigo do Fernando Fernando Schüler é muito bom. E chama a atenção para o assunto da saúde, ao falar da mortalidade infantil na Argentina. E a dengue, zika e coisas da espécie no Brasil? Quantas doenças, mortes, lesões permanentes poderíamos ter evitado se tivéssemos privatizado a CEDAE 20 anos atrás e acelerado os investimento nessa área?

Gustavo Franco e Lucas Berlanza estão certos. Não há como sustentar esse papo furado de “cheque em branco” quando a alternativa é manter a empresa sob o controle estatal, com tudo o que isso significa em termos de incompetência e corrupção. O saneamento básico é questão urgente! O povo pobre é quem mais sofre com a má gestão estatal. Até entregar a empresa de graça já valeria a pena!

Espero que Bolsonaro volte atrás nessa questão, reconhecendo o erro. Já quanto ao PSDB carioca tenho poucas esperanças. Essa turma raramente defende a coisa certa…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]