• Carregando...
Que sinuca de bico! Os intervencionistas não têm limites…
| Foto:
Fonte: Folha

Os pretendentes a novos Rui Chapéu que se cuidem. Aquele treino despretensioso no boteco da esquina não será mais o mesmo, se depender do governo. A quantidade de regras é tamanha que, provavelmente, muitos donos de botequim terão de encerrar as atividades, ou cobrar mais do cliente, para poder bancar o suborno dos fiscais.

Agora, as sinucas de boteco terão que seguir padrão de qualidade em São Paulo. É isso mesmo, leitor. O Brasil é um país tão avançado, desenvolvido, sem falta de saneamento básico, sem violência ou criminalidade, sem miséria, que os governantes podem se dar ao luxo, para justificar seus elevados salários, de pensar em leis sobre a sinuca do boteco! Vejam a matéria:

Jogos de sinuca em mesas com desníveis e tacos improvisados nos bares estão com os dias contados. Apostas em dinheiro, então, nem pensar.

Quem desrespeitar essas e outras regras poderá levar multa de até R$ 580, caso o prefeito Fernando Haddad (PT) sancione um projeto que define as normas para o tradicional jogo de bilhar na cidade. O texto foi aprovado na Câmara anteontem, em segunda votação.

Se Haddad abraçar a ideia, qualquer boteco com mesa de sinuca deverá dispor de equipamentos com padrão de qualidade com base na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Também deverá haver uma placa explicando quais os tipos de jogos e as regras. Detalhe: em inglês e português.

Até o tradicional “mata-mata” dos botecos terá que ser devidamente explicado. Para quem não conhece, é simples: deve-se encaçapar as bolas do adversário, que são de cor diferente da escolhida pelo outro jogador.

O dono do bar, por exemplo, tem que cuidar da manutenção da mesa. Não dá para jogar com o taco torto”, a firma o autor do projeto, vereador Goulart (PSD).

Goulart defende a multa alta para que a lei “pegue”. “Às vezes bato uma sinuquinha em Cidade Ademar [zona sul] e a gente vê que os jogadores já conhecem os buracos da mesa e jogam pensando em desviar para acertar“.

A padronização das mesas e tacos só será definida na regulamentação da lei. A Federação Paulista de Sinuca e Bilhar, que ajudou a elaborar o projeto, vai indicar os padrões ideais das mesas.

Uma piada de mau gosto. Teremos os empregos de mais alguns fiscais garantidos, assim como aquela “cervejinha” quando eles apontarem o leve declive na mesa, que foge aos padrões legais. Encontrar alguns tacos tortos também não será difícil, creio eu.

O Brasil é mesmo um país sui generis. Às vezes parece que estamos vivendo em uma Suíça, e os vereadores e deputados, entediados com tanta tranquilidade, precisam legislar sobre… sinuca! É uma palhaçada mesmo. Só que não tem a menor graça para nós, pagadores de impostos…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]