• Carregando...
Fonte: Estadão
Fonte: Estadão| Foto:

O Reino Unido construirá um muro na cidade francesa de Calais para bloquear refugiados que tentam chegar ao país, anunciou o governo nesta quarta-feira. As obras deverão começar ainda neste mês, segundo autoridades, na localidade que concentra milhares de refugiados na Selva, como é conhecido o campo de refugiados de Calais por conta das suas péssimas condições humanitárias. O objetivo é evitar que os imigrantes continuem a pular em caminhões em seu caminho ao território britânico.

Com 4 metros de altura e 1 quilômetro de extensão, o muro deverá ser finalizada ainda neste ano. Segundo o governo, a obra é parte de um pacote com a França, cujo orçamento é de 17 milhões de euros.

— Nós já fizemos uma cerca, agora vamos fazer o muro — disse o ministro da Imigração britânico, Robert Goodwill. — As pessoas ainda estão passando. A segurança que estamos implementando está sendo reforçada com equipamentos melhores.

Nesta semana, caminhões e tratores bloquearam as estradas perto de Calais em um protesto pelo fechamento da Selva. Os motoristas reclamavam dos refugiados que começaram a recorrer a táticas perigosas para obrigar os veículos a frear e deixá-los subir na parte traseira. Alguns lançam ramos de árvores e outros objetos. A prática representa um risco aos caminhoneiros e aos seus próprios autores. Sete imigrantes já morreram durante este ano nas estradas.

E agora, José? Existe o mundo dos românticos, que enxergam fronteiras como coisas obsoletas, pois o mundo precisa de maior “integração”, mesmo que em seu quintal haja um enorme muro para impedir a entrada de eventuais bandidos ou gente incômoda não convidada. E existe o mundo dos realistas, daqueles que sabem que haverá sempre potenciais invasores, que muros não significam atraso ou repressão fascista, mas tão somente precaução, proteção.

Fizeram um escarcéu com a defesa da construção de um grande muro entre México e Estados Unidos por Donald Trump, mas será mesmo uma ideia tão bizarra assim? Ainda mais quando levado em conta o grande número de imigrantes ilegais que entraram pela fronteira? Todo imigrante não deveria largar cumprindo as regras do jogo, para demonstrar apreço pelo império das leis e se tornar um law abiding citzen?

Claro, você tem todo direito de não gostar de Trump, de detestá-lo até, e de discordar dessa sua bandeira. Mas daí a concluir que todo e qualquer muro é um absurdo, coisa de fascista xenófobo, vai uma longa distância. Muro é civilização. O muro que deve ser condenado não é aquele que pretende evitar a entrada de forasteiros, e sim aquele que visa a impedir a saída do próprio povo, como nos países comunistas.

Castelos medievais tinham muros. Casas têm muros. Fronteiras precisam de muros também, de vigilância. Quem acredita num “mundo sem muros” precisa sair do jardim de infância, cortar o Prozac, e enxergar as coisas como elas são. Mesmo essa gente romântica (boboca?) vai desejar ter um muro quando o “refugiado” quiser se alojar no seu quintal. Mas no dos outros é refresco, não é mesmo?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]