• Carregando...
Conservative Party leader David Cameron (L) and his wife Samantha arrive at Euston train station in London April 29, 2010. REUTERS/Stefan Wermuth
Conservative Party leader David Cameron (L) and his wife Samantha arrive at Euston train station in London April 29, 2010. REUTERS/Stefan Wermuth| Foto:

Nunca é demais lembrar ao leitor brasileiro como ele vive distante do que chamamos de civilização. Esse plebiscito sobre o Brexit no Reino Unido demonstrou esse abismo muito bem. E vou usar aqui duas evidências anedóticas.

A primeira delas: os ingleses foram votar sem urna eletrônica. Alguém acha realmente que é incapacidade tecnológica? Risos. Então o Brasil é mais avançado e rico do que a Inglaterra? Mais risos. Logo, claro que o motivo é outro. Talvez os ingleses não confiem na urna eletrônica? Talvez eles confiem no papel?

Um amigo meu, que mora por lá, comentou ontem em sua página do Facebook:

Tá rolando hoje aqui no Reino Unido o referendo sobre a permanência ou não na União Européia. Vários amigos meus votando… A LÁPIS!!!! Isso mesmo! Vc não leu errado!! As pessoas votam a lápis, sem precisar mostrar nem identidade!! Chega lá, dá o nome, apresenta um cartão impresso antes em casa, vota Á LÁPIS e vai embora!!!!! E sabe qual o problema que dá? Nenhum. Medo de fraude? Fala sério! Princípio da boa fé é a norma social que impera por aqui. Será que um dia a gente chega lá?

Tomara que sim, meu caro. Mas parece que vai levar muito tempo. No Brasil, cada um desconfia do outro, onde impera a Lei de Gérson, a malandragem, o jeitinho. E nesse clima de desconfiança generalizada, a “solução” encontrada foi depositar toda a esperança nas tais urnas eletrônicas. O tiro saiu pela culatra.

O sistema é menos confiável ainda, pode ser fraudado, manipulado, e há suspeitas grandes de que isso aconteceu em 2014, na reeleição de Dilma. Ponto para os ingleses tradicionais.

E por falar em Dilma… a mulher se agarrou ao poder até não poder mais. Fez de tudo, fez o diabo para permanecer lá, mesmo quando sua aprovação chegou a apenas um dígito e sua rejeição passou de 70%. Ou seja: dane-se o que quer o povo! O lance é pegar firme nas tetas estatais e são soltar mais. Lula pode ser preso? Ministério para ele! Tudo pelo poder, e o povo que se exploda!

Já no Reino Unido…

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta sexta-feira que deixará o cargo após o referendo popular decidir que o Reino Unido deve sair da União Europeia (UE). O premier afirmou que o país precisa de um novo líder para comandar as negociações de saída do bloco. A escolha do novo líder britânico só deve acontecer em outubro, quando o Partido Conservador vai se reunir para apontar um novo comandante. Estimando uma “década de incertezas” para a economia, o governo britânico acredita que o processo para negociar a saída da UE, os futuros acordos com o bloco e os acordos comerciais com países fora da UE deverá ser concluído no fim de 2019.

Na Inglaterra, primeiro-ministro vai trabalhar de metrô. No Brasil, Dilma reclama de não ter jatinho disponível o tempo todo mesmo quando foi afastada do cargo para o processo de impeachment. Na Inglaterra, a própria rainha segura sua sombrinha. No Brasil, Dilma tinha não um, mas dois serviçais só para carregar a sombrinha, dela e da família. E por aí vai.

É muito ruim viver tão longe da civilização. Pior ainda é nem se dar conta disso, achar que o Brasil é o máximo, que vive no paraíso da malandragem, enquanto os outros é que são uns otários…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]