• Carregando...
Trump ainda não caiu por conta dos russos, mas três jornalistas da CNN “fake news” sim
| Foto:

Três jornalistas da CNN pediram demissão segunda-feira por conta de uma reportagem que a emissora diz que foi incorretamente examinada e que não deveria ter sido publicada. A reportagem afirmou que o membro da equipe de transição de Trump, Anthony Scaramucci, se reuniu com um executivo-chefe de um banco de investimento russo alguns dias antes da inauguração do governo Trump.

Além disso, a reportagem disse que funcionários do Congresso estavam investigando se Scaramucci falou com Kirill Dmitriev, o funcionário do banco, sobre eventualmente aliviar as sanções americanas contra a Rússia.

Mas na sexta-feira, a reportagem foi apagada pelo site da CNN. Uma nota deixada em seu lugar explicava que a matéria não atendia aos padrões jornalísticos da CNN (há controvérsias). “Em 22 de junho de 2017, a CNN.com publicou uma reportagem que conecta Anthony Scaramucci a investigações sobre o Fundo de Investimento Direto da Rússia”, observa a nota. “Essa matéria não está de acordo com os padrões editoriais da CNN e foi retirada. Os links para a reportagem foram desativados. A CNN pede desculpas ao Sr. Scaramucci”.

A CNN anunciou na segunda-feira que três jornalistas responsáveis ​​pela história se demitiram. A reportagem citou apenas uma fonte, e a CNN disse que não tinha sido publicada com seus processos editoriais normais. Brian Stelter, da CNN, elogiou a reputação dos homens que renunciaram:

[Thomas] Frank trabalhou para USA Today e Newsday por três décadas, buscando investigações e cobrindo a guerra do Iraque como repórter, antes de começar a trabalhar na CNN. Ele fazia parte de uma ambiciosa unidade nova de investigação que foi criada no inverno passado, reunindo equipes existentes dentro da empresa e novas contratações como [Eric] Lichtblau. Um veterano do The New York Times que ganhou um Prêmio Pulitzer para relatórios nacionais em 2006, a Lichtblau ingressou na CNN apenas três meses atrás. [Lex] Haris, que foi nomeado editor executivo da CNN Investigates em janeiro, anteriormente era o editor executivo da CNNMoney.

Scaramucci, com educação, aceitou as desculpas no sábado, dizendo: “A CNN fez o certo. Movimento elegante. Desculpas aceitas.”

O caso apenas fortalece a crítica do presidente Donald Trump e seus aliados, que apontam para os muitos vazamentos do “deep state” que minam sua agenda, e encontram eco fácil na mídia mainstream, também conhecida como “fake news”. Ela tentou derrubar Trump a todo custo com essa história dos russos, mas até agora a única baixa mesmo foi a desses jornalistas da CNN…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]