Blog / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Vejam as imagens chocantes do fracasso socialista da Venezuela

Escrevemos muitos artigos para explicar o fracasso socialista, e eles são fundamentais. Apresentamos argumentos, fatos, dados históricos, tudo para explicar em detalhes porque o socialismo sempre fracassará, seja no século XX, seja no século XXI.

Ele é incompatível com a natureza humana, destrói o funcionamento do mercado, responsável pela geração de riqueza, e concentra poder demais numa turma que se julga representante do povo, mas age em causa própria. Foi assim na União Soviética e em todos os experimentos similares: prateleiras vazias, mercado negro florescente, escravidão e miséria.

A Venezuela foi a mais nova tentativa de impor essa visão de mundo e, no começo, gozou da estima de muitos “intelectuais”. Enquanto nós liberais e conservadores sabíamos que ia dar tudo muito errado e tentávamos alertar, essa horda de “pensadores” fumavam seu novo ópio: o bolivarianismo de Hugo Chávez.

“Professores” enalteceram o modelo, o PT se disse seu grande apoiador, vários artigos foram escritos para celebrar a “justiça social” que se aproximava do país vizinho. Tudo balela, conforme nós já sabíamos. E aí está o resultado, que só surpreende os idiotas: uma vez mais a total miséria e escravidão.

Vejam as cenas chocantes da multidão que invadiu a Colômbia em busca do básico, de alimentos, de remédios, artigos de luxo escassos na Venezuela socialista:

Quem vive em país capitalista e toma como garantido encontrar no mercado os produtos que deseja, precisa pensar duas vezes: essa realidade, que julgamos básica, dura até o socialismo mostrar suas garras. É o “milagre” do capitalismo, do mercado, da “mão invisível” voltada para o lucro. Basta abolir isso para ter o mesmo resultado da Venezuela.

O capitalismo de mercado precisa ser defendido sempre, enaltecido, assim como o empreendedorismo, o lucro, a livre iniciativa. O avanço do intervencionismo estatal gera apenas miséria e injustiças. E a maior vítima é sempre o mais pobre.

O socialismo é uma máquina de destruição. Que tantos jovens que nunca viveram no inferno socialista, como os americanos, possam cair nessa ladainha é algo realmente assustador, e só reforça nossa necessidade de lutar sempre pela liberdade, tentar esclarecer os leigos sobre seu valor.

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito