• Carregando...
A Venezuela é um país (socialista) sem lei
| Foto:

E aconteceu novamente. Em seu editorial de hoje, O GLOBO fala sobre a crise venezuelana, constatando que o país já vive sob uma ditadura, e que a escalada da crise econômica e da violência vem destruindo a nação. Mas reparem num detalhe interessante: a palavra socialismo não aparece uma única vez!

Fica parecendo que é coisa da cabeça de Maduro, um tirano qualquer, ou de um tal de chavismo, que não teria ligação alguma com o “socialismo do século XXI” (lembram?). O principal responsável pelo caos é o sujeito oculto. Suas impressões digitais estão em todas as cenas do crime, mas o jornal prefere deixá-lo de fora. Faz como o biquíni: mostra quase tudo, mas esconde o essencial. Eis alguns trechos:

Ninguém mais duvida, a esta altura, de que a Venezuela vive sob um regime ditatorial. À medida que o apoio a Nicolás Maduro despenca, inclusive entre quadros históricos do chavismo, avançam na proporção inversa medidas de exceção, desrespeito às instituições republicanas e violação de direitos humanos, configurando um país sem a proteção da lei. Acuado, o presidente venezuelano se apoia nas Forças Armadas, no Judiciário aparelhado e na intimidação violenta por parte de milícias paramilitares e coletivos bolivarianos.

[…]

Em meio à crise política, à intransigência do presidente e à repressão contra a população, persiste o caos econômico. O FMI prevê que a taxa de inflação este ano será de 720%, ao mesmo tempo que o país sofre com escassez, racionamento, saques e altos índices de delinquência. Esta é a triste realidade no país de Maduro.

Agora, pergunto: não foi exatamente esse o destino previsto por liberais lá atrás, quando tantos “jornalistas” e (de)formadores de opinião ainda vibravam com o foco no “social” do governo Chávez? Não é esse o resultado inexorável de todos os experimentos socialistas, seja no século XX, seja no século XXI? Não foi assim em Cuba também?

Então qual a maldita surpresa?! Então por que não fazer o evidente elo entre socialismo e catástrofe? Por que fingir que a tirania veio do nada, e não como consequência inevitável dos meios adotados por Chávez e Maduro, com o apoio do PT e do PSOL? Por que não explicar aos leitores que a desgraça venezuelana é um efeito direto dos métodos socialistas adotados nos últimos anos?

Será que o slogan do jornal, “muito além do papel de um jornal”, quer dizer, na prática, que seu papel não é a informação, mas sim a propaganda ideológica, a desinformação? Pois só assim para compreender tanta omissão quanto ao verdadeiro culpado pela destruição do país vizinho mesmo…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]