• Carregando...
A Europa já viu o pior?
| Foto:

Os dados divulgados hoje mostraram um crescimento de 0,3% na economia da zona do euro, puxada basicamente pelo crescimento da Alemanha. Foi um crescimento um pouco acima do esperado. Não é grande coisa, mas vindo de onde vem, sem dúvida é algo alvissareiro.

Admito que era mais pessimista com a Europa. Mas, em minha visão, esse crescimento tímido é insustentável, e é cedo demais para comemorar que o pior já passou. O quadro é muito grave ainda, e parte do avanço se deve a estímulos monetários que não podem durar para sempre.

Além disso, a disparidade entre Alemanha e países periféricos continua aumentando, e isso vai acabar agravando o ambiente político à frente. Se a Alemanha cresce 0,7%, a Grécia ainda tem quase 30% de desemprego! Pode esse “casamento” durar para sempre nessas condições?

Nesse vídeo de 2011, explico melhor quais considero as causas da crise do euro. Creio que os pontos abordados ainda são totalmente válidos, até porque não vi mudança estrutural nos fundamentos desses países. Reformas impopulares, porém necessárias, seguem sendo adiadas, e “austeridade” virou palavrão. Não acho que é hora de rejeitar minha visão mais pessimista, ainda…

httpv://www.youtube.com/watch?v=rtz5WVf0hJw

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]