• Carregando...
Cai aprovação de Dilma e sobe o Ibovespa: chance maior de derrota da presidente é motivo de festa para investidores!
| Foto:

Uma nova pesquisa mostra que a popularidade do governo Dilma caiu para 36%, uma queda expressiva e a primeira queda desde as manifestações de junho de 2013. O percentual daqueles que consideram o governo ruim subiu de 20% para 27% desde novembro.

Fonte: GLOBO

Os ativos brasileiros já vinham se recuperando, em parte por conta justamente de rumores de que a aprovação do governo seria menor e que pesquisas eleitorais mostrariam piora das intenções de voto na atual presidente.

Nem mesmo o recente rebaixamento da nota de crédito pela Standard & Poor’s, em boa parte antecipada pelos mercados, foi capaz de azedar o clima mais otimista nos últimos dias. Essa pesquisa de hoje foi como lenha na fogueira, e o Ibovespa apresenta forte alta agora, acima de 2%:

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Além da festa das ações brasileiras, o câmbio também acusou o golpe de sorte e o real se valoriza bem hoje:

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Somando o impacto dos dois ativos, fica melhor ver o resultado pelo EWZ, o “spider” que espelha o Ibovespa em dólar na Bolsa de NY, o que importa mais para os investidores estrangeiros:

Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg

Como fica claro, basta uma queda na aprovação de Dilma para dar início a uma corrida dos investidores para ativos brasileiros. O resultado é uma alta superior a 4% em dólar em um único dia (até agora). Aqueles que vivem de análises mais detalhadas sobre o futuro da nossa economia sabem muito bem que a manutenção do atual modelo representa uma catástrofe à frente.

Basta uma probabilidade maior de isso não ocorrer, de Dilma perder as eleições, que todos os investidores festejam como se não houvesse amanhã – ou melhor, como se houvesse amanhã!

Rodrigo Constantino

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]