• Carregando...
Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré. Ou: Dilma quer ser a xerife dos preços durante a Copa
| Foto:

Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré. E quem nasce escorpião, pica a rã mesmo que ambos afundem no rio. Ou seja, Dilma vai insistir até o último dia de seu governo – espera-se que em 2014 – nessa mania de controlar tudo de cima para baixo, como se fosse capaz de “consertar” as falhas de mercado com seu poder mágico.

A presidente resolveu criar um comitê para verificar os preços durante a Copa. O comitê terá a responsabilidade de monitorar hotéis, restaurantes, aeroportos e outros serviços turísticos das 12 cidades-sedes do país, informou a assessoria da Casa Civil.

“Não tabelamos, nem tabelaremos preços, mas nós não permitiremos abusos. Vamos utilizar todos os instrumentos à disposição do Estado para garantir a defesa dos direitos do consumidor, seja ele brasileiro, ou estrangeiro”, disse a ministra Gleisi Hoffman no comunicado oficial.

Ai minha úlcera! Ministra, presidente, quem cuida melhor dos direitos do consumidor é a livre concorrência! Quanto mais empresas competindo, maior a garantia de bom atendimento e menores preços para o consumidor. Será que ainda tem gente que realmente acredita que carestia é fruto da ganância de empresários, e não do ambiente econômico?

Gananciosos são todos, empresários, trabalhadores e, principalmente, governantes! Eis a pergunta: por que um empresário do ramo hoteleiro consegue cobrar os olhos da cara no Brasil, mas não nos Estados Unidos? E não é que tem gente que responde “porque o governo lá protege melhor os consumidores”? Que dureza…

Quer preços menores? Retire os obstáculos criados pelo próprio governo à livre concorrência! São eles que elevam as tarifas, não a ganância dos empresários – que não muda só porque atravessam a linha do Equador. Essa mania de controle de preços com a qual o governo Dilma flerta diariamente dá calafrios. Qual o próximo passo? Chamar os fiscais do Sarney? Isso que é progresso!

Caso alguém ainda não saiba, o termo “soviet” em russo quer dizer “comitê”. Quem tinha essa obsessão por criar comitês estatais para controlar tudo eram os comunistas da União Soviética. A Gosplan, só para se ter uma ideia, administrava mais de 30 mil preços com seus modelos econométricos.

Deu no que deu. Faltava até papel higiênico, como ocorre na Venezuela hoje, o socialismo do século 21. Socialismo é igual em todo lugar, em toda época. Seu resultado é sempre mais escassez, mercado negro e miséria. Tudo em nome do combate à ganância dos capitalistas. Quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]