• Carregando...
Dinossauros com visual moderno
| Foto:

Juro que pensei se tratar de uma reportagem sobre os “socialistas do século 21” ao ler essa manchete no GLOBO.

Extintos há dezenas de milhões de anos, os dinossauros habitam o imaginário popular como monstruosos répteis que passavam a vida caçando ou sendo caçados em um mundo violento. O próprio nome coletivo destes animais, cunhado em 1842 pelo paleontólogo inglês Richard Owen, deriva das palavras gregas deinos (terríveis, poderosos) e sauros (lagartos), reforçando esta imagem. Mas esta visão clássica dos dinossauros estaria completamente errada, afirmam o paleontólogo Darren Naish, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e os paleoartistas Cevdet Mehmet Kosemen e John Conway, autores do livro “All yesterdays” (“Todos os ontens”, em uma tradução livre), em que propõem uma reformulação na maneira de retratar como eles se pareciam e comportavam.

Viram só? Aqueles dinossauros, que ainda defendem o socialismo, que conseguem admirar até mesmo a mais longa e assassina ditadura do continente, a ilha-presídio cubana, podem ter aparência menos assustadora. A analogia é imediata: muda a embalagem, mas o conteúdo é o mesmo. Por mais que aparentem um visual mais moderno, ainda são… dinossauros!

Alguns são dinossauros “melancias”: verdes por fora, mas vermelhos por dentro. Adotaram uma imagem bem mais moderninha, um visual mais amigável, mas não se enganem: também são dinossauros que deveriam estar extintos. No Brasil esses dinossauros encontram, ainda, habitat amigável para a sobrevivência ou mesmo procriação.

Dinossauros com aparência mais moderna seriam ainda mais perigosos, não? Você já espera um ataque do monstro raivoso, babando sua saliva pelo bocão cheio de dentes afiados, saca? Mas quando o bicho tem cara de ser mais civilizado, o ataque pode ser inesperado, e ainda assim fatal. “Quem espera que o diabo ande pelo mundo com chifres será facilmente sua presa”, alertou Schopenhauer. Fiquem atentos aos dinossauros modernos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]