• Carregando...
Ex-banqueiros centrais respondem: o tripé macroeconômico foi ou não rasgado?
| Foto:

Hoje ocorreu o I Colóquio Macrotendências da Economia Brasileira no Ibmec, organizado em parceria com o Instituto Millenium e o Instituto Liberal, que presido. Foi um sucesso, tanto de público (casa lotada), como de palestras. Fiz resumos das palestras de Raul Velloso, Armínio Fraga, Gustavo Franco e Henrique Meirelles.

No painel sobre política monetária, com os três ex-presidentes do Banco Central, tive a oportunidade de perguntar a eles se a acusação feita por Marina Silva, de que o tripé macroeconômico foi abandonado pelo governo Dilma, procede ou não. Segue a curta resposta de cada um:

httpv://youtu.be/rjamaN5_cTQ

Ou seja, diplomacia compreensível à parte, parece claro que o governo Dilma, de fato, “flexibilizou” demais o conceito do tripé macroeconômico, que corre risco de virar coisa do passado. Ao menos, como lembrou Gustavo Franco, se até Marina Silva hoje se mostra preocupada com isso, talvez seja o caso de considerar que aquelas reformas “neoliberais” foram incorporadas e aceitas pela grande maioria dos políticos.

Espera-se que aventuras heterodoxas não tenham mais vez, e que o povo saiba afirmar isso nas urnas. O Brasil não aceita brincar com a inflação…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]