• Carregando...
Fora Aécio Neves! Fora Arminio Fraga!
| Foto:

Acordei hoje com essa notícia na Veja: O sarcástico escritor inglês Oscar Wilde (1854-1900) costumava dizer que “sua ironia era perdida com os estúpidos”. Um estudo científico comprovou a intuição de Wilde. Segundo a pesquisa do Insead (escola francesa especializada em negócios; uma das mais importantes do mundo nesta área), pessoas sarcásticas são até três vezes mais inteligentes e criativas que aquelas que fazem e recebem comentários diretos e sinceros.

Publicada no periódico Organizational Behavior and Human Decision Processes, a análise revela que o sarcasmo pode ser considerado bastante saudável, pois fazer e entender comentários desse tipo exige que o cérebro faça uma busca por pensamentos abstratos e subjetivos, ação que contribui para o aumento da criatividade.

Para Li Huang, líder do estudo e professora de comportamento organizacional do Insead, “o sarcasmo pode estimular a criatividade, a concepção de ideias e a forma de solucionar problemas. Descobrimos que ele certamente catalisa uma maneira superior de pensamento.”

Quero deixar claro aqui aos meus leitores: não concordo! Acho esse estudo uma estupidez. Sou inteligente, diria até brilhante, modéstia às favas, e nunca faço sarcasmo. Logo, a conta não fecha! Esses pesquisadores devem ter algum viés, devem se achar engraçadinhos, e por isso forçaram a barra nas conclusões. Pessoas inteligentes são diretas, falam exatamente o que pensam, sem ironia fina ou bruta.

É por isso que comento a segunda notícia que li hoje: o Banco Central subiu a taxa de juros para 14,25% ao ano! Isso é um acinte, um absurdo! Bem que a presidenta Dilma tinha nos avisado: se a oposição ganhasse, podíamos nos preparar, que vinha chumbo grosso. Esses representantes da elite, dos banqueiros, iam aumentar os juros para beneficiar os rentistas. Iam subir preços. Iam governar para os ricos e fazer a comida desaparecer na mesa dos pobres. Dito e feito!

Dilma não erra uma. Por isso tenho orgulho de dizer que ela faz parte do meu time e concordaria com minha avaliação: sarcasmo é coisa de gente engraçadinha e limitada. Sempre muito articulada e inteligente, a mulher sapiens que nos governa com tanta competência sempre vai direto ao ponto. Por exemplo: no Dia das Crianças, ela mandou uma mensagem objetiva e clara para todos, vejam:

httpv://youtu.be/ofd4QVJIoRU

Ah, se o Brasil ainda fosse governado por uma mulher inteligente dessas! Teríamos abundância de mandioca na mesa dos brasileiros! Por que foram votar em Aécio Neves? Inaceitável. Agora deu nisso: economia em queda livre, inflação em forte alta, e BC aumentando a taxa de juros mesmo nessa recessão braba. Banqueiros! Colocaram o Arminio Fraga no comando da economia, deu nisso. Todos com saudades de Guido Mantega agora, um economista brilhante (outro que não faz ironias, provando meu ponto), que se preocupava com os mais pobres.

Onde isso tudo vai parar? Não sei. Só sei que Dilma foi profética, e agora que colocaram os banqueiros tucanos no poder, só nos resta rir para não chorar. Vou ler as colunas do Greg, um rapaz jovem e espetacular nas suas sacadas, justamente porque não usa ironia nem sarcasmo. Vai direto ao ponto. Defende o PT e a Dilma com propriedade, argumentos sólidos, embasamento, e nunca, jamais aceitaria receber um só tostão de alguma estatal para isso, pois o faz com a convicção de um idealista puro!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]