• Carregando...
Ibovespa atinge menor valor em dólar dos últimos 6 anos
| Foto:

O clima é quase de pânico. O desencanto com o Brasil de Dilma é total, e os investidores jogam a toalha. O Ibovespa já chegou a 48 mil pontos, e o dólar encostou em R$ 3,30 de forma muito acelerada. A tempestade perfeita vai ganhando força. O Ibovespa, em dólar, atingiu o menor patamar dos últimos 6 anos. Ou seja, o investidor global já amargura grande prejuízo por ter apostado nos ativos brasileiros durante o governo Dilma.

EWZ semana (Ibovespa em dólar). Fonte: Bloomberg EWZ semana (Ibovespa em dólar). Fonte: Bloomberg

A queda livre do Ibovespa em dólar é visível, com clara trajetória de baixa. Após a reeleição de Dilma, a queda se acentuou e nos últimos dias está pior ainda. Quando observamos o gráfico mensal, de mais longo prazo, a coisa fica mais transparente:

EWZ mensal. Fonte: Bloomberg EWZ mensal. Fonte: Bloomberg

A euforia de 2003 a 2008 foi infundada, uma bolha causada pelo crescimento chinês e o baixo custo de capital no mundo. Após o estouro da bolha em 2008, houve nova rodada de estímulos, e os mercados emergentes voltaram a subir. Mas o Brasil já tinha ficado para trás, com desempenho pior do que a média de seus pares, devido aos problemas intrínsecos da gestão do PT. Agora isso cobra um preço mais alto, e a conjunção dos vetores – queda da bolsa com alta do câmbio – mostra sua cara horrenda. O dólar disparou, o que já caracteriza uma maxidesvalorização:

Dólar em reais. Fonte: Bloomberg Dólar em reais. Fonte: Bloomberg

A crise é séria, e negá-la, como vem fazendo o governo Dilma, não é o caminho. Colocar a culpa nos Estados Unidos tampouco resolve algo. Estamos vendo um agravamento preocupante da crise, que poderá levar a uma fuga descontrolada de recursos do país. Ou o governo para de criar desculpas esfarrapadas e realmente enfrenta o problema, mudando radicalmente sua postura, ou ninguém sabe onde isso vai parar…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]