• Carregando...
Jurassic World: não precisa ir ao cinema; é no Brasil mesmo!
| Foto:

Levei minha filha para ver “Jurassic World” neste domingo. Afinal, trata-se da terceira maior bilheteria da história, e queria checar a alta produção da coisa, já que do resto não esperava muito mesmo. Atende bem às expectativas: diversão garantida por duas horas em que o público é transportado para um mundo paralelo onde dinossauros ganham vida de forma incrivelmente realista. Viva a tecnologia capitalista!

Mas fiquei a pensar sobre os dinossauros depois. Extintos há milhões de anos, seria mesmo interessante trazê-los à vida novamente? Foi quando caiu minha ficha: eles não foram extintos coisa alguma! Quem diz isso nunca foi ao Brasil, nunca frequentou uma reunião da UNE ou do Foro de São Paulo, jamais participou de um evento sindical. Os dinossauros ainda existem! E mais: estão no poder no Brasil!

Senão, vejamos: que outro animal ainda defenderia a ilha-presídio caribenha, feudo dos irmãos Castro, em pleno século XXI? Que bicho, além de um TiranoRex, poderia se empolgar com o bolivarianismo? Alguém consegue imaginar um ser humano moderno repetindo que privatização é “entreguismo” e usando expressões como “exploração burguesa”? É ou não é prova definitiva de que dinossauros ainda existem?

Somente um quadrúpede com sangue quente e cérebro pequeno poderia, por exemplo, defender com unhas e dentes (e que unhas e que dentes!) o “patrono” da educação brasileira, Paulo Freire, aquele que enxergava apenas “oprimidos” e “opressores” nas salas de aula, e não alunos que deveriam aprender e apreender conhecimento objetivo. Que outro animal, além de um “lagarto terrível” que habita o planeta há milhões de anos, colocar-se-ia contra a evolução tecnológica capitalista em nome da “proteção de empregos”?

Mas nem tudo é desespero. Spoiler: o dinossauro terrível, geneticamente modificado, acaba derrotado no final (sério?). E não necessariamente pelos homens, incapazes de lutar no mano a mano com um bicho tão terrível. Ele é derrotado… por outros dinossauros! Eis a sacada, a mensagem captada nas entrelinhas: para derrotar esses monstros, só mesmo… outros monstros! Ei, não falei nada de Eduardo Cunha contra o PT, viu? Foi você quem pensou nisso!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]