• Carregando...
Lula dá uma “aula” de economia no Uruguai
| Foto:

Vejam o vídeo abaixo, não sem antes uma boa dose de Engov. Eu volto depois:

httpv://youtu.be/vWX_y6vC_bM

O ex-presidente Lula afirmou, em sua palestra, que distribuir dinheiro para os pobres não é gasto, mas investimento. Segundo Lula, se você der um milhão para alguém, esse dinheiro vai para o banco, mas se você distribuir entre mil pessoas, ele volta para a economia como consumo, circulando e gerando crescimento econômico.

Esse é o grau de compreensão econômica do ex-presidente. Dinheiro poupado no banco fica ocioso, como embaixo do colchão, enquanto esmolas estatais dão retorno imediato, pois viram consumo. E alguém que “pensa” assim governo o Brasil por oito anos!

Marxistas e keynesianos tupiniquins pensam que o rabo é que balança o cachorro, ou seja, o consumo que gera produção. Poupar e investir é coisa de liberal chato, de economista. Quem precisa disso quando se pode simplesmente pegar recursos alheios e distribuir?

Nem vem ao caso, aqui, lembrar que o governo Lula, via BNDES, emprestou bilhões do nosso dinheiro a poucos empresários, a taxas altamente subsidiadas. Ou seja, não seria o caso de apontar a hipocrisia e a cara de pau do ex-presidente.

O assustador mesmo é constatar que essa gente acredita que basta distribuir para melhorar o mundo. Para eles, recursos brotam em árvores, e o conceito de escassez é inexistente. Tudo que se precisa fazer é taxar os mais ricos e entregar aos mais pobres. Isso, para eles, é “investimento”.

De fato, o retorno é imediato. Nas urnas! Um grande esquema de compra de votos, que não cria bases para uma prosperidade sustentável, mas que perpetua no poder populistas e demagógicos. O governo, em vez de facilitar o aprendizado da pescaria, entrega logo o peixe que tomou dos pescadores e cobra a fatura depois, nas eleições…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]