• Carregando...
Os alertas de Jim Rogers: Brasil? Não, obrigado.
| Foto:

Em entrevista para a revista Exame, o famoso e respeitado gestor de recursos Jim Rogers levanta alertas importantes para os investidores do mundo todo. Rogers foi sócio de George Soros, tem uma trajetória de grande sucesso, e utiliza bastante a abordagem da Escola Austríaca em suas análises de cenário econômico. Seguem alguns trechos importantes:

Estão colocando mais dinheiro no mercado financeiro, mas isso vai acabar, eventualmente, e quando terminar vai ser muito ruim para todo mundo, no mundo todo, porque pela primeira vez na história os principais bancos centrais (Japão, Europa, Inglaterra, EUA) estão imprimindo dinheiro tentando desvalorizar suas moedas. Há um grande lago artificial de liquidez e estamos todos flutuando neste lago artificial, mas vai acabar. E quando acabar, todos vamos sofrer.

O Brasil ainda é um bom lugar para investir?

Não. O governo brasileiro está cometendo erros. Deveria ser um lugar maravilhoso para investir, mas seu governo segue cometendo erros, colocando tarifas especiais contra alguns de seus melhores parceiros, controle cambial e por aí vai. O Brasil segue fazendo coisas que restringem a economia. Por isso, não estou investindo e não quero investir no Brasil, enquanto tiverem um governo anti-capitalismo ou anti-eficiência. Enquanto tiverem um governo que não entenda a economia eu não quero investir aí.

[…]

Eu prefiro investir na Rússia. A Rússia não está tomando medidas para desencorajar a eficiência e os investimentos e o Brasil está. A Rússia tem uma moeda flutuante, o Brasil faz controle cambial.

Nada na América Latina?

Não. A Argentina é um desastre, como tem sido por muitos anos. Se eu encontrasse algo na Colômbia ou Peru ou outro país mais bem administrado eu investiria, mas não achei nada. O Brasil é um pais muito empolgante para se estar, gostaria que o governo começasse a fazer coisas melhores para que eu pudesse investir aí de novo. No momento não tenho nenhum investimento na América Latina.

[…]

Eu invisto baseado nos fundamento de cada mercado. Tento investir em mercados que são bons. A ideia de as pessoas investirem em qualquer mercado emergente sem olhar os fundamentos é bem tola.

A ficha já caiu para quase todo mundo. Até Delfim Netto andou criticando o governo brasileiro, depois de ser um de seus maiores defensores. O modelo está equivocado. Há intervenção estatal demais da conta. As regras do jogo não são confiáveis. Os malabarismos contábeis não enganam ninguém. O resultado está aí: economia patinando, inflação alta, e investidores fugindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]