• Carregando...
Tragédia dos comuns
| Foto:

Um dos temas mais controversos na economia é a tragédia dos comuns. Propriedade coletiva e comunitária que invariavelmente acaba descuidada, poluída, suja, abusada. Muitos pensam que a solução para esse problema é mais controle estatal, mais vigilância, mais leis e regras. Não. A solução, sempre que possível, é privatizar.

Tratei do tema no meu livro Privatize Já, citando casos como o desmatamento amazônico e a poluição nos lagos e rios. O leitor ficaria surpreso ao saber que até a privatização de partes do oceano tem ajudado bastante a indústria pesqueira! A frase que deve ser dita e repetida aqui é: aquilo que pertence a todos, não pertence a ninguém.

Com isso em mente, parabenizo o Portal Libertarianismo por ter feito as legendas em português e divulgado essa rápida aula de John Stossel sobre o assunto. Ela tem pouco mais de 10 minutos (é cortada depois), e conta com uma entrevista com Hernando de Soto, autor peruano de The Mystery of Capital, livro que recomendo a todos. Vejam o vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=5EJdntU3WO0

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]