• Carregando...
Você confia no mapa astral de Eike Batista?
| Foto:

Eike Batista deu uma entrevista ao WSJ culpando os executivos, os investidores e a falta de sorte por sua derrocada. Parece que o ex-presidente Lula fez mesmo escola pelo Brasil todo. Agora sempre que algo dá errado, é culpa dos outros. Ninguém mais é responsável pelos erros, ou não sabia de nada.

O paralelo entre Lula e Eike Batista não fica só nisso. Escrevi um artigo sobre a queda de ambos, um na política e o outro na economia, traçando justamente as semelhanças entre os casos. Nele, explico que o “sucesso” dos dois se deveu muito mais a fatores exógenos do que ao mérito pessoal. Ao ignorarem isso, deixaram a arrogância subir à cabeça, e não viram a hecatombe à frente.

Ao continuar em negação da realidade, sem admitir os próprios erros, Eike Batista insiste em crenças milagrosas. Não é o primeiro ou o único empresário supersticioso, mas esse grau de misticismo beira o absurdo (não vamos esquecer que ele mudou até a direção do sol no logo da empresa para dar mais sorte, após contratar “especialista” no assunto). Diz a matéria:

O proprietário do EBX acredita em sorte e superstições. “Se você olhar para o meu mapa astral, esse período não foi favorável para mim“, disse. “A boa fase? Ela já começou, literalmente, este mês.” Otimista, Eike já prevê um retorno. Profissionais do mercado que o encontraram nos últimos dias dizem que ele fala incessantemente sobre a história do empreendedor americano Elon Musk, fundador da empresa de pagamentos Paypal, da companhia de viagens espaciais SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla Motors.

Durante a entrevista, o empresário citou várias vezes Musk como um empreendedor que foi desacreditado pelos investidores e depois mostrou que eles estavam errados. Ele acredita que vai ter o mesmo triunfo quando seu porto, sua mina e outras partes do grupo se tornarem rentáveis. “Musk disse que começar uma empresa é como comer vidro”, disse. “Eu estou comendo vidro.”

Tudo bem, quem perdeu rios de dinheiro acreditando no engodo vendido por Eike Batista na época da euforia irracional tem alguma justificativa. Acontece nas melhores famílias. E, ainda por cima, havia aqueles bilhões todos do BNDES subsidiados, para dar uma “mãozinha” ao empresário.

Mas quem vai apostar um tostão nele agora? Quem o fizer, que assuma a responsabilidade por seu ato. Terá que confiar não na capacidade de evoluir e de aprender com os próprios erros, fundamental para empreendedores; mas sim no mapa astral de Eike Batista. Boa sorte. Você vai mesmo precisar dela…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]